Fonte: Otniel Aquino (otniel.aquino@yahoo.com.br)

Iniciada na noite do dia 27, a Conferência Estadual preparatória para II CONAES, teve na composição da mesa de abertura a presença do representante da SENAES Roberto Marinho, do Secretário de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Tarciso Vargas, o deputado estadual do PT Givaldo Vieira, o superintendente do Incra/ES Jerônimo Brumatti, a representane da SRTE/ES Rita Paiva, a representante do do FEPS/ES Leonora Mol entre outras personalidades públicas e lideranças convidados, que lotaram o auditório do hotel Praia Sol, para prestigiar as atrações culturais e a exposição feita pelo diretor da SENAES Roberto Marinho que tratou do tema “A Economia Solidária na perspectiva do Território”.

A execução do Hino Nacional foi um momento especial por ter contado com o acompanhamento do sonfonista José do Brejo, artista do município de Colatina, consagrado nacionalmente em eventos do gênero pela alegria que proporciona aos ouvintes de suas interpretações.

Desfeita a mesa de abertura, tivemos mais um momento lúdico com a apresentação de uma banda de congo. Sendo o congo uma manisfestação que representa a herança da cultura negra e um patrimônio da cultura popular, foi maravilhoso ver a sua composição que contava com pessoas idosas, adolescentes e jovens que representam a preservação de suas raízes étnicas.

O painel sobre “A Economia Solidária na perspectiva do Território” apresentado por Roberto Marinho, serviu para fortalecer o objetivo de reconhecimento das regiões e territórios de identidade como espaço privilegiado para promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário, contando para isso com a organização social. Para dar conta desse objetivo foi fundamental a ação coletiva compartilhada entre os membros da SETADES que tratam das políticas públicas para a economia solidária, pelo Fórum de Economia Popular Solidária/ES e pelo Conselho Estadual de Economia Solidária. O painelista soubre traduzir de forma muito transparente e objetiva o anseio da Comissão Organizadora e deu o tom para as discussões que aconteceram posteriormente.

Após o painel houve um intervalo para o jantar. No retorno, por valta das 21:00 horas, passamos a discussão do Regimento Interno que terminou nos primeiros minutos do da 28.

Na manhã do dia 28 tivemos outro painel com Roberto Marinho, agora tratando sobre os Eixos Temáticos da II CONAES e, de forma especial, sobre a Lei Geral de Economia Solidária. A apresentação estimulou a participação de membros da plenária e foi mais um estimulo a outras abordagens e considerações feita pelo expositor.

Ainda pela manhã deu-se início aos trabalhos de grupo. Os delegados e delegadas foram divididos de acordo cm os três eixos temáticos, em dois grupos para cada eixo temático. Os trabalhos de grupos erminaram a noite.

O jantar do dia 28, ao ar livre, foi precedido por uma apresentação de um grupo de música e dança que representa a cultura pomerana. Os pomeranos são considerados povos tradicionais, que presenvam sua lingua e várias outras expressões culturais, sendo significativa sua presença entre os habitantes da região central serrana do Espírito Santo.

A manhã e início da tarde do dia 29 foram ocupados com a discussão e votação das propostas aprovadas nos grupos.

Entre as propostas aprovadas pelas delegadas e delegados consta o desejo de que a economia solidária ganhe, no próximo governo, um ministério para dar contam das demandas dos EES e faça o Brasil avançar na perspectiva de um desenvolvimento econônico verdadeiramente humano e solidário, além do apontamento de que estados e municṕios também devem criar estruturas e viabilizar recursos orçamentários para assumir essa empreitada.

A eleição de delegadas e delegados obedeceu os critérios do quadro a seguir, aprovado no Regimento Interno.