Fonte: André Ferreira (prabu@click21.com.br)
Um território referência no movimento de economia solidária da Bahia, o recôncavo brilhou na realização da conferência territorial. Com a participação das representações da Sociedade Civil e do Poder Público, a mesa de abertura contemplou naturalmente, questões de gênero e de raça, com a presença forte da mulher do recôncavo baiano.
Realizada no município de Cruz das Almas, nas dependências da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, a conferência foi marcada pela ampla participação das comunidades do território, bem como pela avaliação dos avanços da Economia Solidária na região.
O Vice Reitor da UFRB, Silvio Soglia, anunciou a Chamada Pública que será realizada pela instituição, para a ocupação das cantinas dos campis da UFRB, por empreendimentos econômicos solidários.
Tatiana Veloso, professora da UFRB e militante de destaque da ECOSOL na Bahia, destacou os desafios dos empreendimentos frente à informalidade, para acessar as Políticas Públicas.
Grupos incubados pela UFRB forneceram a alimentação do evento, com produtos saudáveis e serviço de qualidade. A URFB é uma das Universidades conveniadas com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e com Secretaria de Ciência e Tecnologia. Uma política de editais para incubação, desenvolvida pela Superintendência de Economia Solidária.