Fonte: www.ogirassol.com.br

Representantes de mais 22 municípios da Regional Centro-Sul de Economia Solidária se encontram neste sábado, 10, a partir das 8 horas no Centro Padre Luso localizado na Rua Manoel Gomes, Setor São Judas Tadeu, em Porto Nacional.

A intenção é discutir as ações executadas e sugerir propostas para os gestores públicos e privados, além de eleger os delegados que irão participar da II Conferência Estadual de Economia Solidária prevista para os dias 27 e 28 deste mês.

A Política de Economia Solidária vem sendo destaque no que se refere à geração de emprego e renda às famílias de menor poder aquisitivo, pois é feita de forma participativa entre os associados e cooperados no sistema de produção, isso determina uma distribuição de lucros mais democrática, se comparado a outros modelos de economia.

É o caso da Associação de Coleta Seletiva de Porto Nacional liderada pelo Senhor Waldecy Cardoso da Cruz de 65 anos. Segundo ele o lucro ainda é pequeno, pois a Associação possui poucos associados, mas a intenção é que mais pessoas venham a trabalhar com ele e em conseqüência a coleta venha a se expandir. “Essa é a única Associação de Coleta de Porto Nacional, temos espaço para 20 associados e buscamos também o apoio da sociedade, que pode entregar os materiais recicláveis no nosso galpão, que fica no Setor dos Ipês”, informou. Segundo Waldecy a Associação recolhe cerca de 150 kg de materiais recicláveis por dia e conseguem alcançar uma media de R$ 200 reais por semana.

No Tocantins estão cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego 502 empreendimentos de Economia Solidária, que estão divididos em associações, grupos informais, cooperativas e sociedades mercantis de capital e indústria. A maior parte está na zona rural e suas atividades produtivas variam desde a lavoura, cultivo de hortaliças, artefatos de palha, material reciclado, fabricação de doces, tapeçaria, fabricação de mandioca e derivados, entre outros. A comercialização desses produtos é realizada geralmente nas feiras livres dos municípios, exposições eventuais ou diretamente a clientes que encomendam.

Várias associações e cooperativas são fomentadas pelo Governo do Tocantins por meio dos projetos e programas de geração de renda como os de Inclusão Produtiva da Piscicultura, Agroindústria, Confecção, Mini-Fábricas de Temperos, Apicultura, entre outros. É realizada a sessão de uso de equipamentos e a entrega de materiais de consumo para o estímulo à produção, além da capacitação técnica e monitoramento das atividades até que os mesmos consigam obter êxito e tenham independência.

Informações da Ascom/Setas