Fonte: www.agencia.ac.gov.br
A prefeitura de Rio Branco realiza amanhã, a partir das 8h, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), a Conferência Regional do Baixo Acre e Purus de Economia Solidária. O evento tem o objetivo de subsidiar a II Conferência Estadual de Economia Solidária.
A conferência contará com a participação dos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Rio Branco, Porto Acre, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa.
O evento tem a finalidade de fazer um balanço dos avanços, limites e desafios das políticas públicas de economia solidária no contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental. Propõe ainda avançar no reconhecimento do direito de organizações econômicas baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade.
Refletindo sobre esses temas, o evento apresenta prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social. Durante a conferência serão eleitos os delegados para a II Conferência Estadual de Economia Solidária.
Segundo levantamento realizado em 2008 existe no país 21.859 empreendimentos baseados em economia solidária. Eles compõem o Atlas da Economia Solidária disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e desenvolvido pela Coordenação Geral de Informática do MTE, juntamente com o Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Para se ter uma idéia a economia solidária movimentou em 2008 no Brasil o montante de R$ 8 bilhões, gerando 1,7 milhão de empregos, em 22 mil empreendidos.
Podem participar da Conferência Regional do Baixo Acre e Purus, representantes do poder público (federal, estadual e municipal): gestores, administradores do poder legislativo e judiciário, entidades e organizações da sociedade civil, empreendimentos econômicos solidários e suas organizações de representação.
O evento tem o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre (SRTE/AC), secretaria de Estado de Desenvolvimento para a Segurança Social (Sedss), prefeitura de Rio Branco, Associação dos Municípios do Acre (Amac), prefeitura de Plácido de Castro, Cáritas, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), ACS Amazônia, CTA e IMS.