Fonte: www.trabalho.al.gov.br

Com a finalidade de avaliar os avanços, limites e desafios da economia solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental do Estado, as Conferências Regionais de Economia Solidária, promovidas pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, foram encerradas nesta sexta-feira (26), em Maceió.

A capital alagoana foi sede do último encontro, que abrange municípios da Região Metropolitana e dos Litorais Norte e Sul. Em Maceió, a conferência foi realizada no auditório da Superintendência do Banco do Nordeste, no Centro, e contou com a palestra do secretário de Economia Solidária e Qualificação Profissional de Maceió, Arnóbio Cavalcante, que fez um breve relato das discussões realizadas no Estado.

As pré-conferências regionais foram realizadas nas regiões do Sertão/Bacia Leiteira, em Santana do Ipanema, Agreste/Região Sul, em Palmeira dos Índios e Vales do Paraíba e Mundaú, em União dos Palmares, nos dias 23, 24 e 25 deste mês, com a participação de 160 representantes.

Durante os eventos, foram apresentadas e deliberadas algumas propostas como a implantação urgente de uma política pública para a área, a criação de cursos de qualificação para os produtores, a definição de um órgão público para dar assistência técnica e o apoio de espaços públicos para a comercialização dos produtos.

Ao acompanhar as discussões, o secretário de Estado do Trabalho, Regis Cavalcante, garantiu que o governo está sensibilizado e comprometido com o fortalecimento da economia solidária no Estado. “O Estado tem o papel de coordenar as ações e os municípios têm o dever de fazer com que elas se desenvolvam”, frisou o secretário.

Segundo informações do professor Adelmo, da Unitrabalho, que foi palestrante em União dos Palmares, em Alagoas existem 284 empreendimentos de economia solidária com faturamento mensal de mais de R$ 4 milhões. 9% dos empreendimentos são cooperativas, 45% associações e o restante de grupos informais, como bancos comunitários e clubes de trocas.

Conferência Estadual – No próximo dia 30, em Maceió, será realizada a II Conferência Estadual de Economia Solidária, que contará com a participação de representantes de todas as regiões que participaram das conferências regionais.

O evento acontece no auditório do Sesc, no bairro do Poço, das 8h às 17h, e será presidido pelo secretário do Trabalho, Regis Cavalcante, com a participação do governador Teotonio Vilela Filho.

Também participarão do evento, no dia 30, o representante do Conselho Nacional de Economia Solidária, Niro Roni Nobre Barros, e o coordenador-geral de Comércio Justo e Crédito da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Antonio Haroldo Pinheiro Mendonça.