Fonte: www.varzeapaulista.sp.gov.br

Evento é inédito e reunirá 22 cidades da região de Campinas

Várzea Paulista foi a cidade escolhida para sediar a I Conferência Regional de Economia Solidária, que acontece no dia 30 de março, terça-feira, no Espaço Cidadania. Já está confirmada a participação de 22 municípios da região de Campinas. O evento deve reunir 250 pessoas e 180 de empreendedores solidários. A iniciativa é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que antecede a Nacional, prevista para os dias 16 a 18 de junho.

Com início às 8h30, a Conferência se estenderá até o final da tarde, com discussões e definição de propostas em grupos. Para qualificar o debate, será realizada uma contextualização da Economia Solidária no âmbito estadual, com uma palestra ministrada por Alexandre Accecon, coordenador do programa de Economia Solidária de Campinas; e no âmbito nacional, com Renato Martins, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão (Anteag).

Marco

Após a contextualização e o trabalho em grupos, será realizada a apresentação dos eixos em plenária e, posteriormente, serão eleitos os delegados, que representarão a região na Conferência Estadual.

No ano passado, a região de Campinas não organizou a etapa regional da Conferência, participando apenas no âmbito estadual e federal. “Este ano nos organizamos e com base nos projetos que Várzea desenvolveu na área de Economia Solidária no ano passado, os municípios envolvidos definiram que deveríamos sediar o evento”, diz Luciane Mosca, diretora de Economia Solidária.

De acordo com ela, o evento tende a ser um marco na história da cidade. “Será importante tanto para a área de Economia Solidária como para cidade como um todo, já que demonstra que hoje temos um novo olhar para essa nova forma de economia e a Conferência prova que este movimento está integrado com Várzea e também outras cidades”, avalia.

Fórum

A secretaria de Assistência Social organizou uma etapa preparatória para a Conferência Regional, para que os varzinos possam debater os temas com maior legitimidade, tornando a discussão mais rica. Para tanto, será realizado um Fórum na próxima sexta-feira (26), das 14 às 17 horas, no auditório do CRAS Central.