Por Josiane Carvalho*

Segue até o dia 31 de março o cadastro para empreendedores (individuais ou coletivos) que queiram receber apoio e orientações da Incubadora de Economia Popular e Solidária para administrar, montar e planejar seu próprio negócio. Os interessados devem ir até um dos Portais do Trabalhador (rua Fiorino Beltramo, 300, Centro e rua João de Andrade, 1778, Jardim Santo Antonio) e no Centro Público de Economia Popular e Solidária (rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 70 Vila Campesina) munidos de CPF, RG e comprovante de endereço.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão por meio do programa Osasco Solidária, a Incubadora Pública tem como objetivo promover a economia popular e solidária como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e sustentável para a cidade. Os empreendedores incubados recebem apoio para melhorias e inovação de seus produtos bem como para a comercialização e o acompanhamento na elaboração do plano de negócios.

Transformando experiências articuladas com a vocação de reconstruir laços sociais e ampliar a solidariedade e a cooperação, além de fortalecer as comunidades e promover um trabalho decente e com melhor qualidade de vida para todos.

Desde o início o Programa de Economia Popular e Solidária tem apoiado e desenvolvido capacitações para constituição de negócios, seja para empreendimentos coletivo, familiares ou individuais, para mais de 200 empreendedores, atingindo mais de 3 mil pessoas em Osasco.

Muitos deles já superaram o desafio da legalização e se constituíram como cooperativas, como é o exemplo das Cooperativas de Reciclagem Coopernatuz e Coopermundi e da Cooperativa de Costura de Osasco (C.C.O), que desenvolve marcas próprias e atende em grande escala a produção de bolsas retornáveis e para eventos.

Há também empreendimentos que se constituíram como pequenas empresas, como é o caso das Meninas do Quilombo, que estão em sua sede própria; e o Camafeu Dourado, empreendimento que tem se especializado em servir em eventos.

Economia Solidária

São considerados empreendimentos de economia solidária aqueles que produzem bens, prestam serviços, comercializam, realizam operações de crédito e outras atividades econômicas, baseando-se na gestão democrática, cooperação, solidariedade, autogestão e garantindo a distribuição igualitária das riquezas entre seus membros.

A notícia é da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, Por Josiane Carvalho