Fonte: Prefeitura Municipal de Estância

Na manhã desta terça-feira (23), a partir das 8h, no Departamento de Juventude, foi realizada a II Conferência Regional de Economia Solidária com o tema: “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de maneira Sustentável”.

Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Ivan Leite que em sua fala enfatizou a importância da Economia Solidária como forma de aproveitar as virtudes do que os municípios produzem. “Ficamos contentes em sediar este evento para somarmos esforços a fim de melhorar e colaborar na economia solidária dos vários municípios”, declarou Ivan.

O objetivo é realizar um balanço sobre avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto sócio-econômico, político, cultural e ambiental. Durante a programação houve uma palestra sobre o tema central e em seguida serão debatidos em grupos os eixos da conferência: Avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade. E também propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas com participação e controle social.

Mesmo sendo uma atividade em crescimento em todo o país, muitas pessoas ainda desconhecem o que seja Economia Solidária, por isso, as conferências proporcionam que as pessoas possam participar e conhecer esse movimento nacional.

Vários representantes dos municípios de Sergipe compareceram a conferência, além de entidades do poder público, representantes de associações, cooperativas, dos empreendimentos econômicos solidários, de organizações da sociedade civil e a população estanciana. Na conferência foram eleitos delegados regionais que vão participar na II Conferência Estadual de Economia Solidária.