Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de MG

Entre os dias 19 e 31 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, e em parceria com os Fóruns Regionais e Estadul de Economia Solidária de Minas Gerais, realizará 10 Conferências Regionais de Economia Popular Solidária (veja calendário abaixo). O encontro vai reunir grupos de todas as regiões do Estado, representantes de empreendimentos econômicos solidários, entidades de assessoria e fomento e órgãos governamentais. A II Conferência Estadual de Economia Solidária tem como tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento”.

Nas conferências regionais, serão indicados os delegados de cada localidade que vão participar da II Conferência Estadual de Economia Popular Solidária, que vai ser realizada entre os dias 28 e 30 de abril, em Belo Horizonte.

Para João Lopes, um dos coordenadores do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, as conferências regionais buscam o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o segmento. “A mobilização entre os empreendimentos, entidades e governo que ocorre nas conferências regionais proporciona a criação de novas ações voltadas para a economia popular solidária”, analisa.

De acordo com Fernando Sette, subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, as conferências regionais serão de fundamental importância para que os segmentos municipais que trabalham com a Economia Popular Solidária possam apresentar as propostas a serem analisadas na II Conferência Estadual. “Precisamos saber como pensam e quais são as reais necessidades, dificuldades e facilidades dos empreendimentos, associações e cooperativas que trabalham na lógica da Economia Popular Solidária em cada município. As conferências regionais nos ajudarão a sintetizar essas idéias, para que as mesmas possam ser apresentadas e discutidas na Conferência Estadual”, afirma.

A organização do evento tem a participação de representantes do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, Sedese, Superintendência Regional do Trabalho, Empreendimentos Econômicos Solidários e Conselho Estadual de Economia Solidária.

Cronograma

Zona da Mata:

Leopoldina. Data: 19 a 20 de março. Local: Paróquia São José Operário, Rua Jonas Bastos, 100, Bairro Fátima.

Vertentes:

Tiradentes Data: 19 e 20 de março. Local: Teatro Campo Dom Bosco, Praça Dom Euchvesio, 64, Bairro Fábrica – UFSJ.

Sul de Minas:

Varginha Data: 24 de março. Local: Teatro Mestrinho do Colégio Marista, Praça Champagnat, 68 – Centro.

Noroeste:

Unaí Data: 25 e 26 de março. Local: Casa de Retiro Frei Tito, Avenida Frei Anselmo, 337 – Bairro Divinéia.

Norte:

Montes Claros Data: 25 e 26 de março. Local: Secretaria de Cultura (antiga biblioteca infantil) – Av. Deputado Esteves Rodrigues.

Região Metropolitana:

Contagem Data: 26 e 27 de março. Local: Centro Público de Economia Popular Solidária.

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba:

Uberlândia Data: 27 e 28 de março. Local: Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica, Avenida João Naves de Avila, Centro de Convivência e Bloco 3 Q.

Jequitinhonha:

Araçuaí Data: 30 de março. Local: a definir.

Vale do Rio Doce:

Governador Valadares Data: 31 de março. Local: Salão de Reuniões da União Operária de GO – São João, 558 -Centro.

Vale do Mucuri:

Teófilo Otoni Data: 31 de março. Local: Casa Emaus – Rua Amadeu Onofre s/n – Bairro Teófilo Rocha.

Informações:

Assessoria de Comunicação Sedese: 31 3348-4425/ 4202