Fonte: Sedese-MG

Nos próximos dias 19 e 20 de março, sexta-feira e sábado, a cidade de Tiradentes vai ser sede da Conferência Regional de Economia Popular Solidária da região das Vertentes. No encontro, que reunirá grupos de todas as cidades da região das Vertentes, representantes de empreendimentos econômicos solidários, de entidades de assessoria e fomento e órgãos governamentais vão debater o tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação  e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento”. O encontro servirá, também, para a escolha dos delegados regionais que participarão da II Conferência Estadual de Economia Popular Solidária, marcada para os dias 28 a 30 de abril, em Belo Horizonte.

De acordo com Fernando Sette, subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e presidente do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps), as conferências regionais serão de fundamental importância para que os segmentos municipais que trabalham com a Economia Popular Solidária possam apresentar as propostas a serem analisadas na II Conferência Estadual de Economia Popular Solidária. “Precisamos saber como pensam e quais são as reais necessidades, dificuldades e facilidades dos empreendimentos, associações e cooperativas que trabalham na lógica da Economia Popular Solidária em cada município. As Conferências Regionais nos ajudarão a sintetizar essas idéias, para que as mesmas possam ser apresentadas e discutidas na Conferência Estadual”, afirma.

Para João Lopes, um dos coordenadores do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, as Conferências Regionais buscam o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o segmento. “A mobilização entre os empreendimentos, entidades e governo que ocorre nas conferências regionais proporciona a criação de novas ações voltadas para a economia popular solidária”, analisa.

A organização do evento tem a participação de representantes do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, Sedese, Superintendência Regional do Trabalho, Empreendimentos Econômicos Solidários e Conselho Estadual de Economia Solidária.

A Conferência Regional das Vertentes vai ser realizada no Teatro Campo Dom Bosco – Praça Dom Euchvesio, 64, bairro Fábrica, em Tiradentes.