Fonte: Tatiana Félix*

No próximo sábado (20), será realizada a Conferência Regional de Economia Solidária (ES) na região de Araguaina, em Tocantins, no Centro-Oeste do Brasil. O evento faz parte das etapas regionais que devem acontecer em todos os estados, antes das rodadas estaduais. Em Tocantins, a Conferência Estadual acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, em Palmas, capital do estado.

De acordo com José Celso Carbonar, coordenador nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de ES, é esperada a participação de 20 municípios na conferência de sábado. A estimativa é de que cerca de 250 pessoas participem do evento. Em todo o estado tocantinense devem acontecer nove etapas regionais. A ideia é que todas as rodadas sejam realizadas até o final da primeira quinzena de abril.

O lema da conferência é “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”. Celso disse que o debate sobre ES na região de Araguaina é novo. “Este é o primeiro movimento de economia solidária na região. Esperamos que eles formem o Forum Regional”, declarou. Ele comentou ainda que a característica do local é o agronegócio, mas que existem pequenos empreendimentos que se encaixam no perfil da ES.

Segundo ele, a Conferência de Araguaina tem quatro finalidades. Uma é analisar e fazer um balanço dos limites e desafios desse modelo econômico alternativo. A segunda finalidade é avançar no reconhecimento das formas e organização do trabalho associativo com ênfase na autogestão e solidariedade.

A terceira finalidade é propor prioridades e estratégias para a instalação de políticas públicas favoráveis ao setor, com a participação popular. E, por último, a partilha do conhecimento mútuo entre entidades, poder público e empreendimentos.

Celso ressaltou que a Economia Solidária vem ganhando cada vez mais visibilidade e um dos motivos para isso, segundo ele, é a realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que neste ano trata do tema “Economia e Vida”.

Entre as palestras que farão parte da conferência de sábado, estão “Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento regional” e “Programas que apoiam o desenvolvimento sustentável na região de Araguaina para gerar emprego e renda na área industrial, comercial, serviços e agropecuária”. Na ocasião também devem ser escolhidos dezesseis delegados que representarão a região na Conferência Estadual.

O último mapeamento divulgado em 2007 revelou que existem 503 empreendimentos solidários em Tocantins. Um novo mapeamento será feito a partir de abril, incluindo, além dos empreendimentos, políticas públicas de ES e entidades de assessoria e fomento.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.

* Jornalista da Adital