Fonte: www.cachoeiro.es.gov.br

Estado se prepara para II CONAES em conferências regionais

“O objetivo principal da conferência da economia solidária é formular políticas públicas para esse setor, que é tão importante na luta pela garantia de trabalho digno e de distribuição de renda. As experiências já em andamento vão ser muito importantes para qualificar nosso debate”, explica a secretária municipal de Trabalho e Habitação, Julia Mesquita, que coordena a realização da conferência.

Entre as experiências em evidência está a do instituto Bicho do Mato, que promove o ecoturismo na comunidade quilombola da localidade de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba. Ali há geração de renda é por meio da produção de doces e artesanato pelos moradores da comunidade. Outro destaque é da cooperativa solidária “Vida e Ação”, que reúne moradores de diferentes bairros da cidade para a produção de artesanato, como biscuit e vagonite.

“Vamos ter representantes de organizações da sociedade civil, empreendedores e também o poder público. Pessoas de Cachoeiro, mas também de Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte. Com base nessa conferência, vamos participar da etapa estadual, que vai levar as propostas para a conferência nacional”, explica a secretária Julia Mesquita.