Fonte: Divulgado por Andréa Mendes (amazoniasannyah@yahoo.com.br)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur/PMPV), promoveu nesta quinta-feira (25) o Seminário Preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para maio em Brasília.

O Seminário é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho e pretendeu mobilizar a sociedade civil e demais instituições governamentais que trabalham com tecnologias sociais para discutir em um único espaço a importância da Ciência e da Tecnologia como instrumentos de desenvolvimento sustentável e socialmente justo. Também, trata-se de uma etapa preparatória que definirá ao longo do próximo período, os/as efetivos/as delegados/as à Conferência Nacional.

O evento contou com a parceria da Embrapa, da Universidade Federal de Rondônia, através da PROCEA, a participação de órgãos públicos e entidades não governamentais e já tem subsídios para um documento que será encaminhado à Conferência Nacional. Durante a abertura do seminário, a Secretaria de Desenvolvimento Sócio Econômico e Turismo fez o lançamento de um catálogo sobre as experiências que participaram da I Mostra de Tecnologias Sociais promovida pela prefeitura em outubro do ano passado.

Além das organizações locais, esteve presente o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Guilherme Widman, que fez uma explanação sobre o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia.

Participaram do seminário, apresentando suas experiências de Tecnologia Social e Economia Solidária, representantes do/a:

– Projeto RECA/COOPERECA – Esmeraldo Pedroso

– Instituto Madeira Vivo – Iremar Ferreira

– Associação Unidos pela Vida – Íris Ferreira

– Associação de Catadores da Vila Princesa Sol e Luz – Toni Industrial

– Comunidade Santa Marcelina

– Fórum Rondoniense de Economia Solidária – Andréa Mendes

– Rede de Educação Cidadã – Diego Guimenez

– Projeto Caboclo Digital – Jackson Pessoa

– Coletivo Jovem para Sustentabilidade – Tais Uchoa

– SEMDESTUR e Casa Brasil- Flávio Morais

– Tecnologia Social – Ana Aranda

A iniciativa faz parte de uma política adotada pela prefeitura para popularizar o conhecimento tecnológico e também permitir que as alternativas encontradas pela sociedade sejam utilizadas em prol de um número maior de pessoas.

Segundo José Carlos Gadelha, por uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho, a Semdestur criou no ano passado o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, com uma Divisão específica de CT, com o objetivo de fomentar discussões e a popularização de tecnologias sociais, criadas pela sociedade e utilizadas na economia solidária.

Também em 2009, a prefeitura promoveu a Mostra de Tecnologias Sociais, com iniciativas de entidades não governamentais e da própria prefeitura e aderiu à Rede de Tecnologia Social (RTS). “O seminário realizado nesta quinta-feira faz parte deste desafio que a prefeitura se propôs de popularizar as tecnologias sociais, sem abrir mão de discussões mais amplas sobre o assunto”, explicou o secretário.