Por Tatiane Félix*

Como costuma fazer todos os anos, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, situada no bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, no Ceará, realizará um seminário para discutir e refletir o tema da Campanha da Fraternidade. Este ano, como o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é Economia e Vida, as reflexões no Centro de Formação Santa Clara, na Paróquia, girarão em torno dessa questão. O evento começa amanhã (3) e encerra no dia seguinte, 4.

No primeiro dia do seminário será abordada a temática central, Economia e Vida, pelo palestrante Chiquinho de Almeida, que é sociólogo. No dia seguinte, participam representantes da Cáritas, do Banco Palmas e da Associação Viva a Vida, além de feirantes. Também no dia 4 devem ser apresentadas experiências do setor, envolvendo análises sobre as contribuições e os desafios.

De acordo com Frei Beto Breis, Pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, a ideia é também pensar ações que possam ser replicadas na comunidade, através de informações e atividades, com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a questão da economia e o tipo de consumo que exercem.

O objetivo é aprofundar o tema da Campanha e pensar na importância do consumo responsável. Colaborar com a luta pela superação do consumismo desenfreado, fortalecendo os laços entre as pessoas e valorizando a vida. “Hoje em dia as pessoas valem pelo que compram e não pelo que são”, disse o Frei.

O convite para participar do seminário foi feito na Paróquia e em rádios, aos paroquianos e a todos os interessados. Segundo ele, é esperada a participação de, pelo menos, 80 pessoas no evento.

“O tema é bem pertinente e nos convida a não compactuarmos com esse modelo econômico que é centrado no lucro. Todo modelo econômico que não é baseado na vida, tende a gerar exclusão e ser injusto”, afirmou.

De acordo com Frei Beto, já há algum tempo que a Paróquia é engajada em ações que promovem a Economia Solidária. Um exemplo é a Associação Viva a Vida, que surgiu na igreja, e é composta por um grupo de oito mulheres que produzem peças a partir de material reciclável. Outro exemplo é a realização de feiras solidárias a cada três meses na frente da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

“Na feira participam muitos artesãos e não consumimos nada industrializado”. Frei Beto disse que, em média, trinta expositores têm a oportunidade de mostrar e vender seu produto. “São pessoas que geralmente precisam dessa oportunidade para complementar a renda”.

A Paróquia está localizada na Praça Farias Brito, no Bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza. Mais informações pelo telefone (85) 3243-6280.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.

* Jornalista da Adital