Fonte: Adital

Em todo o país, os estados se organizam e planejam a realização das etapas regionais e estaduais da Conferência de Economia Solidária (ES). Esta atividade deve ser realizada para que os estados participem da II Conferência Nacional de Economia Solidária, que vai acontecer em junho deste ano. Em São Paulo, a Conferência Estadual será realizada nos dias 23, 24 e 25 de abril na cidade de Campinas.

A composição da Comissão Organizadora do evento foi discutida e aprovada em reuniões com o Fórum Paulista de Economia Solidária. Participam da comissão, representantes do poder público, dos empreendimentos econômicos solidários, de organizações da sociedade civil e pesquisadores. É esse grupo que deve agendar a data das etapas regionais da conferência, que antecedem a etapa estadual.

Ficou estabelecido, então, que em São Paulo devem acontecer nove conferências regionais. As regiões são: São José do Rio Preto, Andradina e Araçatuba; São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara e Franca; Capital, Baixada Santista, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; Osasco e Região/ Fórum Metropolitano Oeste; Grande ABC; Campinas e Região; Bauru e Alto Ribeira; Assis e Pontal do Paranapanema; e Vale do Ribeira.

O objetivo da conferência é fazer um amplo processo de mobilização e discussão das demandas com os atores da Economia Solidária. A perspectiva é de que o Forum Paulista mobilize mais de 600 delegados e delegadas para a Conferência Estadual.

Um dos momentos mais esperados da II Conferência Estadual em São Paulo será a mesa de debates “Compromisso com as Políticas Públicas de Economia Solidária”, no qual os gestores públicos devem apresentar os avanços e desafios do setor. O desafio é tentar consolidar a Economia Solidária como uma política de Estado no Brasil.

O desafio justifica-se. Em São Paulo, os militantes desta nova economia tiveram que enfrentar o descaso do governo paulista com a convocatória para o evento. Até a data contida na convocação (10 de fevereiro) não houve nenhuma manifestação do Governador José Serra (PSDB) em relação à conferência.

A ação do Governo Serra, entretanto, não causou nenhuma surpresa aos atores que constroem a Economia Solidária no estado, pois, durante sua gestão na prefeitura de São Paulo, Serra operou o desmonte das políticas públicas de ES. Entidades e empreendimentos solidários reclamam que, até agora, o governador de São Paulo não desenvolveu uma política sequer para apoiar e fomentar os empreendimentos econômicos solidários.

Diante da omissão do Governo do Estado de São Paulo, a Comissão Organizadora contou com o apoio e disposição da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que convocou a realização da Conferência no estado.

Com informações de Leonardo Pinho, do Forum Paulista de Ecosol e da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Ecosol.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.