Fonte: Adital

Nesta sexta-feira (20) foi inaugurado oficialmente em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o primeiro Espaço de Comercialização Solidária da Rede Xique Xique. A entidade autônoma que atua em todo o Nordeste, colabora com comunidades rurais através da promoção da economia solidária dos produtos produzidos em cada região. Segundo a assessoria de comunicação da rede, somente no Rio Grande do Norte existem 70 grupos que produzem e comercializam artigos 100% naturais.

A loja estará localizada na rua Mário Negócio, nº 158 no Centro de Mossoró. Apesar da inauguração oficial, conforme a assessoria, o espaço já está em funcionamento desde abril de 2009. No entanto, a partir de agora a loja ganhará mais destaque para comercializar os produtos agroecológicos elaborados pelos 10 núcleos no Estado (Mossoró, Apodi, Baraúna, Serra do Mel, Tibau, Janduís, Messias Targino, Governador Dix-sept Rosado, Grossos e São Miguel do Gostoso).

A assessoria de comunicação explica que, baseada na economia solidária, a rede Xique Xique promove a venda de artigos produzidos por pequenos agricultores e suas famílias. Ela trabalha com três princípios básicos: economia solidária, agroecologia e feminismo.

“Baseados nesses objetivos estratégicos, nós buscamos uma produção sem exploração da mão-de-obra, do solo e dos recursos naturais, prezando pelo respeito ao meio ambiente e ao ser humano. Outro ponto importante também é que a maioria dos grupos é composta totalmente por mulheres”, explica o assistente administrativo da nova loja, Bruno Damasceno.

O intuito dos associados que integram a rede não é o lucro e sim, conseguir promover a subsistência e a autonomia das comunidades. O Espaço de Comercialização Solidária reunirá produtos variados: artesanato em palha, crochê, pintura, reciclados e bijuterias, mel de abelha, arroz vermelho, hortaliças, carnes bovina e caprina, ovos, queijo, mariscos, frutas, polpa de frutas, manteiga da terra, doces, remédios caseiros à base de extratos de ervas e vegetais, entre outros.

Apesar de ser feminista, alguns núcleos de produção são formados por homens e mulheres. Outro grande diferencial do espaço é também o preço popular dos produtos. “A vantagem dos nossos produtos é que eles são 100% naturais, livres de agrotóxicos. Algumas pessoas podem achar que por serem naturais esses produtos são mais caros, mas os nossos preços são equivalentes aos produtos encontrados no mercado”, destaca Bruno.

Extraído de http://polapinto.blogspot.com