Fonte: Adital

Em Mato Grosso, estado localizado no Centro-Oeste do país, está sendo realizado o mapeamento dos empreendimentos solidários, a fim de identificar a realidade e o crescimento da Economia Solidária (ES) na região. A iniciativa obedece ao programa de mapeamento nacional em Economia Solidária, promovido pelo Ministério de Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Esta alternativa de economia tem se mostrado como um meio de promover a inclusão social e geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento do país. Com a pesquisa, o intuito é o de fortalecer e expandir a economia solidária, mediante políticas integradas, promovendo ainda o desenvolvimento justo e solidário.

Edna Amaral, Coordenadora do Mapeamento no estado, informou que o objetivo é quantificar os empreendimentos na área e verificar qual o ramo de atividades de cada um. Além disso, também devem ser mapeadas as políticas públicas já existentes e, ainda, as entidades de apoio e fomento aos empreendedores.

Segundo ela, o resultado deve alimentar o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES), que foi desenvolvido pela Senaes para articular e fortalecer as atividades da economia solidária e oferecer subsídios nos processos de formulação de políticas públicas para o setor.

Os últimos dados oficiais sobre a ES no Mato Grosso são de 2007. Na época foram identificados 707 grupos produtivos no estado. A estimativa agora é de que mais de 300 empreendimentos tenham sido criados. “Esperamos atingir a meta de 1.080 empreendimentos, que apontaria um crescimento de quase 40% na área. Também esperamos identificar pelo menos 15 políticas públicas”, informou.

Para realizar o mapeamento, os pesquisadores passaram por um curso de formação em ES e, através de visitas aos empreendimentos, registram os dados em questionários. Ela explicou que o preenchimento dos questionários deve ser feito por dois ou três representantes de cada grupo produtivo, e nunca apenas um. “Isso é para garantir a característica da economia solidária que é a coletividade”. Ela informou que tanto os empreendimentos formais quanto os informais serão registrados.

Por causa das chuvas que têm ocorrido na região, Edna disse que o mapeamento, que teve início em novembro, atrasou as atividades. Após a conclusão, prevista para o final de abril, deverá ser realizado um seminário para divulgar os resultados e subsidiar os debates na área.

Ela adiantou que até agora o mapeamento tem mostrado um crescimento da economia solidária no estado. Feiras, processos de formação e comercialização têm mostrado a dinâmica desta economia no Mato Grosso.

Informações sobre Economia Solidária no site do Ministério do Trabalho e Emprego: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/sies.asp.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.

* Por Tatiana Felix Jornalista da Adital