Fonte: PACS (comunicacao@pacs.org.br)

Já foram mapeados 19 coletivos que integram a Rede de Socioencomia Solidária da Zona Oeste, entre 16 grupos de produção e três instituições sociais. Essa é uma iniciativa da própria Rede, que sentiu a necessidade de buscar autoconhecimento. O objetivo é fortalecer a criação de projetos sustentáveis e participativos.

Os grupos que compõem a Rede estão em progressiva consolidação de uma identidade e ganham autonomia em diferentes frentes de trabalho.

A primeira etapa do mapeamento, que começou em 2008, foi concluída em outubro. A construção do questionário se deu num processo descentralizado e formativo. Foram muitas sugestões. A versão final foi elaborada pela Rede e contou com a colaboração do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

O método utilizado pela SENAES serviu como ponta-pé, mas logo as adaptações à realidade local foram apontadas. O questionário ficou com a cara da Rede, procurando informações que a própria curiosidade dos grupos de produção motivou. Por decisão coletiva, as pessoas escolhidas para realizar o trabalho de mapeando foram integrantes do grupo “Feito Por Nós”. Como voluntárias, receberam apenas uma ajuda de custo do PACS.

Mas tudo é diferente depois que se vai à rua, não é? Com as visitas e conversas percebeu-se que o objetivo inicial começou a ganhar outra dimensão, que consistiu não só na coleta de dados como também a possibilidade de maior uma articulação entres os grupos da Rede. Para as próximas etapas, a necessidade de cruzamento de aspectos quantitativos com qualitativos já é uma constatação.

Então, para 2010, a Rede de Socieconomia Solidária da Zona Oeste pretende aprimorar o questionário aplicado. E mais uma vez vai fazer um giro por diversos bairros da Zona Oeste e de regiões do entorno. A idéia de agregar o mapeamento proposto pela SENAES, com a perspectiva de documentar novos grupos da Rede. O movimento de economia solidária precisa saber da sua diversidade de iniciativas de produção e comercialização. São muitas espalhadas pela região e elas precisam se fortalecer!