Fonte: www.diariodopara.com.br

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde maio deste ano, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vem promovendo os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) em todas as regiões do Brasil. No Norte, o CFES atua por meio do Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (PITCPES), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que realiza desde ontem (17), a sua Reunião de Articulação Estadual, que encerra hoje (18). O conceito de Economia Solidária é baseado em uma forma de produção, consumo e distribuição de riquezas centrada no trabalho coletivo, na preservação do ambiente e na autogestão dos meios de produção. Segundo a assistente social do PITCPES, Bárbara Espínola, “a Economia Solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social”.

No contexto regional, a aplicação da Economia Solidária se dá a partir da realidade concreta em que os próprios trabalhadores se tornam donos dos seus meios de produção, da terra e dos micro e pequenos empreendimentos, embora essa forma de apropriação seja, em sua grande maioria, de modo precário.

Partindo desse problema, os objetivos da reunião são discutir o desenvolvimento de um Mapa da Economia Solidária para os Estados do Pará e Amapá, articular pautas específicas para a formalização de parcerias e a elaboração de um planejamento estratégico com pessoas de assessorias técnicas e entidades governamentais que trabalhem com economia solidária no Norte do País.

A Reunião Estadual de Articulação do CFES-Norte acontece na Sala IP12, do Bloco IP do Setor Profissional da UFPA, começando às 8h30 nos dois dias do evento.

A notícia é do Diário Online/Ascom UFPA, extraída do site www.diariodopara.com.br