Fonte: Por Eduardo D’Amato*

No dia 18 de dezembro o mandato do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) realiza sua confraternização de final de ano em mais uma edição do já badalado Quintal Cultural. O momento festivo traz como mote o lançamento do livro “Um Mandato pela Economia Solidária”, uma coletânea das principais ações do deputado em parceria com o Movimento de Economia Solidária no Brasil.

O livro está dividido em quatro capítulos que abordam ações relacionadas às finanças, agricultura familiar, juventude e mulheres.

Os organizadores do evento acreditam que os ensinamentos da Economia Solidária favorecem a comunhão de atitudes e sentimentos, reavivando valores que muitas vezes acabam esquecidos em função do consumo exacerbado que marca a atual sociedade. “Não encontramos melhor momento para o lançamento de um livro sobre o assunto”, disse o deputado Eudes Xavier. “Então, vamos confraternizar como já é nossa tradição: repensando o mundo em que vivemos”.

A Economia Solidária é um sistema de produção, circulação e consumo que incentiva formas alternativas de se relacionar com a economia e com a sociedade. Para isso faz uso do cooperativismo para alavancar a produção, das feiras e clubes de trocas para incentivar o comércio solidário, e promove o consumo consciente visando um planeta auto-sustentável. O movimento tem adeptos na maioria dos países e no Brasil e conta com um fórum nacional e o apoio de políticos e personalidades. Eudes Xavier, sua principal expressão, é coordenador da Frente Nacional em Defesa da Economia Solidária no Congresso.

O evento acontece no endereço do Escritório Político do Mandato, à Rua Barão do Rio Branco, 2994 – José Bonifácio – Fortaleza. O deputado informa ainda que, além do lançamento do livro, os participantes poderão aproveitar um show da cantora Ana Célia, que interpreta clássicos da MPB de forma bem intimista, dedilhando seu violão. Para os petistas de plantão, o acontecimento promete muita alegria e solidariedade, além, é claro, das já tradicionais reflexões sobre as perspectivas políticas para o ano que se inicia.

* A notícia é da Ass. de Com. do dep. fed. Eudes Xavier (PT-CE), Por Eduardo D’Amato