Secretaria executiva do FBES (forum@fbes.org.br)

No dia 10 de dezembro de 2009 o FBES organizou uma reunião com representantes de movimentos e organizações com o objetivo de discutir a proposta de lançamento, em 2010, de uma Campanha pelo Consumo Responsável.

A idéia inicial da campanha é que ela, por um lado, faça a denúncia das transnacionais e do significado do consumo alienado de seus produtos, ao mesmo tempo que, por outro lado, divulgue amplamente as alternativas que existem de produtos e serviços oriundos de outra lógica de organização econômica, pautadas na solidariedade, cooperação, respeito ao meio-ambiente e na autogestão.

Trata-se de uma oportunidade importante de avançar no debate a respeito do papel do consumo na consolidação do atual modelo de desenvolvimento e de articular as práticas diferenciadas de consumo (institucional, coletivo e individual) com uma ética e uma ação política no dia a dia.

Com a realização desta reunião, o FBES busca desencadear o desenho e construção da campanha de maneira articulada entre movimentos e organizações sociais desde o princípio, para também com isso contribuir na articulação e integração de pautas e ações comuns, neste caso na área do consumo, que envolve também o desafio das compras públicas (PAA e merenda escolar, entre outros) e da luta contra os atravessadores e grandes canais de distribuição. Durante a reunião, os participantes dialogarão especialmente sobre:

Qual deve ser o foco (tom, mote, idéias fortes) desta campanha?

Como e com quais outras agendas dos movimentos sociais ela deve se articular?

Quais devem ser suas principais estratégias de mobilização/divulgação?

Dentre as organizações e movimentos que confirmaram participação estão o Movimento de Mulheres Campesinas, o Movimento de Pequenos agricultores, o FACES do Brasil, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar, a Articulação Nacional de Agroecologia, o Kairós, a Central de Comercialização do Cerrado, a Associação Brasileira de Agroecologia. Além disso, outras organizações que não puderam participar por questões de agenda mas demonstraram interesse em participar e se manter informados do processo de construção são o IDEC, a Rede de Justiça Ambiental, o MAB, a Marcha Mundial de Mulheres e o MST.

O resultado da reunião foi apresentado durante a IX Reunião da Coordenação Nacional, dezembro de 2009, para debate e deliberação da forma como o debate a respeito será desencadeado nos Fóruns Estaduais e Entidades Nacionais do FBES, e servirá também como base para o pré-lançamento da campanha no dia 15 em Goiânia.