Fonte: www.onorte.net

Como forma de melhorar a qualidade de renda das pessoas beneficiárias do Bolsa Família, o Instituto Laborearte inaugurou no dia 01/12 a Vila do Bem. O local é a sede do Instituto Laborearte, na Rua Dr. Veloso, 534 A, no Centro de Montes Claros, em Minas Gerais.

De acordo com Ivonilde Pimenta, chefe de promoção de trabalho e renda da secretaria municipal e Desenvolvimento Social, o maior problema da geração de renda é o escoamento do produto. “Vamos trabalhar com perspectiva de economia solidária, para que as famílias tenham um lugar para vender o produto. Por isso, a Vila do Bem vai ter uma vitrine com a história daquela comunidade que produziu aqueles produtos”, diz.

Ivovilde ainda conta que a Vila vai funcionar constantemente durante todo o ano. “Vamos atender a demanda dos produtos de natal e de outras festas do ano, como dia das mães, dos namorados, dos pais, dia das crianças. Temos um convênio com o Laborearte para o natal reciclado e, a partir de janeiro, pretendemos formar outros convênios”. Adriene Tupinambá conta que a Vila do Bem vai criar uma onda positiva na cidade. “Você quer dar um presente e sabe que lá na vila tem produtos de projeto social e que tem coisas legais, que vale a pena comprar. É preciso sair dessa coisa industrializada e pensar no social. A vila vai ser no centro, onde tem valor comercial e valorização do trabalho e, como pessoa, onde qualquer um pode comprar e vai gear todo um movimento de mudança de contexto social”.

Para Adriene, trabalhar o interior das pessoas, auto estima, criatividade, valorização, vem do conceito da economia solidária. “Este conceito de que o produto existe porque as pessoas existem, por causa das pessoas que aquele produto esta ali, valores subjetivos e objetivos, que trazem um ganho maior financeiro. Do natal reciclado ensinamos a fazer e compramos a produção delas. Elas fazem na quantidade que conseguirem”, afirma.

Adriene explica que hoje o Laborearte funciona como uma intermediaria nos trabalhos das famílias e do comerciante. “Se conseguirmos convencer o comerciante e eles desejarem por mais ruas enfeitadas neste natal, vamos ter mais parceiros investidores que vão comprar este produto delas. Eles que pagam pelo produto. A Laborearte realiza a finalização dos produtos, dando o acabamento. A idéia é que as famílias e produtoras fiquem independentes criando sua fonte de renda, apenas damos uma direção”, explica.

A chefe de promoção de trabalho e renda destaca que o sentimento de pertencimento daquela região é muito grande, e muitas pessoas falam que não sabiam da sua capacidade de produção. “A geração de renda é importante, mas o sentimento de conseguir e ser capaz é maior, elas descobrem outros valores, importantes para a vida deles. Queremos dar uma nova conotação social. Este projeto quer levar o produto de qualidade e bacana, para fora, e para a Vila do Bem, porque assim as pessoas vão comprar, usar e contribuir para a geração de renda dessas pessoas”, completa.

O trabalhador, Thiago Oliveira, está há oito anos no Instituto Laborearte. Ele explica que formou-se no curso oferecido e que trabalha como empreendedor no próprio instituto. Thiago acredita na boa formação do ser humano. “Fiz o curso por querer uma melhoria de vida, e acreditar no meu potencial como cidadão. É importante para a profissão quem leva a sério, porque venho do Cidade Cristo Rei e ajudo os meninos com trabalho sociais, como o Fica Vivo, assim como a Laborearte me ajudou. As pessoas falam que é difícil fazer arte, mas tudo que se leva a sério nos deixa sucesso, não devemos levar na brincadeira”, diz.

A notícia é do site O Norte de Minas – www.onorte.net