Fonte: Claudia Sachetto (claudiasn@gmail.com)
A Escambau é um dos principais projetos culturais da Cooperativa Trilha Mundos (www.trilhamundos.com.br). A idéia tem fundamento na prática da economia solidária, buscando promover na sociedade uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. O estímulo ao reaproveitamento de artigos, a partir da troca, mostra uma nova forma de adquirir materiais, sem o uso do dinheiro. Com essa premissa, a Feira foi organizada nos moldes da prática do escambo, uma das mais antigas formas de negociação de produtos da civilização. A compra e venda de produtos não são permitidas no evento.
A feira é uma forma de dar outro destino aos produtos que não são mais necessários para você, mas que podem ter muito valor para outras pessoas.
São trocados artigos novos e usados, possibilitando a re-ciclagem e o reaproveitamento de produtos literários (livros, revistas em quadrinhos), e fonográficos (CD’s, LP’s, DVD’s), além de roupas, artigos de decoração, esportivos, de utilidade doméstica, entre outros. Quem quiser participar do evento basta levar algum item que não precise mais e negociar a troca no local. Os itens devem estar limpos e em bom estado de conservação.
—–
As pessoas que tiverem mais de 20 itens para trocar podem ter uma mesa gratuitamente, nessa edição as mesas serão liberadas por ordem de chegada.
A primeira edição da Feira ocorreu em agosto de 2006 e, desde então, o encontro vem crescendo e agregando novos adeptos. Além das trocas, a feira sempre promove atrações artísticas, como forma de promover o intercâmbio cultural. Nas suas primeiras edições a Escambau foi realizada no Conic, fazendo parte do Programa de Revitalização do Setor de Diversões Sul, uma parceria entre a Cooperativa Trilha Mundos e a Prefeitura do SDS. O evento também já foi realizada em universidades – UnB, UniceuB e Universidade Católica – parques e espaços culturais da cidade.
No dia 28 de novembro de 2009, aconteceu a 11ª edição da feira, das 14h às 18h. A feira marcou a inauguração do novo Centro Cultural Raízes, agora localizado na 408 norte, bloco D. No som, muita música brasileira com o DJ Rud.
A Escambau também arrecada doações. Os livros e os artigos de vestuário doados irão para instituições beneficentes.
Para saber mais informações, entre em contato com a organização da Feira pelo e-mail feiraescambau@gmail.com