Fonte: Fórum Sulmineiro de Economia Solidária

A Economia Solidária é um movimento que estimula a inclusão social produtiva, apoiando grupos de pessoas a gerarem a sua própria renda. Um grupo de artesãos que se unem para produzir e comercializar seus produtos numa feira artesanal: é um exemplo de empreendimento solidário. Como também, um grupo cultural, um grupo de ex-empregados de uma empresa que se unem numa cooperativa para dar continuidade ao negócio, uma associação de produtores rurais de morango, são outros exemplos de empreendimentos solidários. Na economia solidária, não existe a relação de patrão e empregado. É uma forma de produzir, vender, comprar e trocar produtos e serviços, baseado em princípios da autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza e valorização do trabalho humano.

Em Minas Gerais, a Economia Solidária é uma política de Estado desde 2004, com a aprovação da Lei Estadual 15.028, que institui a Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais. Cabe a da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, desenvolver as políticas de fomento a economia solidária, entre elas a realização de feiras que reúnem os empreendimentos solidários para comercializar os seus produtos.

A cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, sediará uma das feiras do Programa Estadual de Feiras de Economia Solidária, desenvolvida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre e o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária – Regional Sul. A 3ª. Feira Sul Mineira de Economia Solidária estará acontecendo de 10 a 13 de dezembro próximo, no Pátio da Rodoviária de Pouso Alegre. O evento que estará aberto ao público na sexta-feira, dia 11, a partir das 9h.

A Feira de Economia Solidária prtende reunir num mesmo espaço as feiras de artesanatos e de produtores rurais que acontecem na cidade, além de receber a representação de setenta e cinco expositores que virão de outras cidades do Sul de Minas. O evento também disponibilizará espaços para as entidades culturais, sociais e filantrópicas de Pouso Alegre como: APAC, APAE, São Rafael, Casa Dia, Clube do Menor, entre outras a comercializar produtos alimentícios. Outra novidade é a realização EXPO´SOLIDARIEDADE 2009, onde as organizações sociais de Pouso Alegre terão um espaço para expor o trabalho social que realizam com objetivo de divulgar, prestar contas e captar voluntários para os seus projetos.

Além da feira para comercialização dos produtos, o evento estará realizando atividades de capacitação dos empreendedores solidários, com a realização de cursos e oficinas, além de oficinas artesanais. A entrada na feira será gratuita e ainda terá apresentações culturais.

Mais Informações:

As organizações sociais e empreendimentos solidários interessados em participar da feira tem até o dia 27 de novembro de 2009 para fazer a sua inscrição. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no NATS – Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor – Av. São Francisco,320 Primavera – Câmara Municipal de Pouso Alegre – Sala 12 falar com o Marquinho: Telefone: (35) 8825-9368