Fonte: IBASE

Durante a última semana de novembro realizou-se no Rio de Janeiro o seminário – “Atingidos – I Encontro Sulamericano de Populações Afetadas por Projetos Financiados pelo BNDES”. O evento reuniu e deu voz às populações que hoje estão com seus direitos violados e sofrem com os impactos da atuação do banco nos setores de papel e celulose, etanol, hidrelétrica, mineração e pecuária.

No último FSM, ocorrido em Belém em janeiro de 2009, a Plataforma BNDES – uma articulação de mais de 20 organizações, movimentos sociais e redes que lutam pela reorientação do BNDES no sentido do fortalecimento do seu caráter público, – organizou uma oficina que visou reunir e dar voz às populações que vivem no entorno dos projetos financiados pelo Banco. Nesse encontro foram evidenciados os graves impactos que sofrem essas populações em função da instalação ou desenvolvimento de projetos que contam com volumosos recursos do BNDES.

O encontro foi transmitido ao vivo pela internet pelo site do FBES ou de outras organizações integrantes da Plataforma Bndes.