Fonte: Imprensa Caravana Solidária Goiás

A I Feira Microrregional em Rede de Economia Solidária da Microrregião de Porangatu e Vale do Araguaia em Goiás foi realizada de 19 a 21 de novembro no Tattersal da Pecuária de Porangatu.

A feira de Porangatu reuniu cerca de 100 empreendedores de 21 municípios (Alto Horizonte, Amaralina, Bonópolis, Campinaçú, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa, Minaçú, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçú de Goiás, Novo Planalto, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Santa Terezinha de Goiás, Santa Tereza, Trombas e Uruaçú).

Além da comercialização dos mais diversos produtos, como da culinária da região, plantas medicinais e ornamentais, artesanato, apicultura, hortaliças e verduras, açafrão, e serviços; a Feira de Economia Solidária de Porangatu terá também oficinas, seminários e apresentações culturais como música de raiz e mostra teatral.

—–

Programação

Dia 19 de novembro, durante todo o dia serão realizadas oficinas e seminários. Das 9 às 11 horas acontece a palestra “Venda mais trabalhando os momentos de venda”, ministrado por técnicos do SEBRAE-Goiás. A partir das 13 horas serão realizados os seminários “Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”; “Eco Banco / Moeda Social e Bancos Comunitários”. Às 18 horas estão previstas apresentações culturais e às 20 horas a abertura oficial na Praça de Alimentação da Pecuária de Porangatu.

O seminário “Treinamento em Produção Caseira de Alimentos/Leite” será realizado das 9 às 17 horas nos dias 19, 20 e 21 de novembro, por técnicos da SENAR e direcionado aos empreendedores de Economia Solidária.

No dia 20, sexta-feira, das 9 às 11 horas acontece a palestra “Empreendedorismo e Associativismo”, ministrado pelo Sebrae/GO e à tarde, das 13 às 15 horas, a oficina “Campanha Nacional de Economia Solidária”, com representantes da Secretaria nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e das 15 às 17 horas o seminário “Economia Solidária e autogestão”.

No último dia feira, 21 de novembro, sábado, serão realizados pela manhã os seminários “Associativismo e Cooperativismo” e “Habitação Rural e Sindicalismo”. A partir das 13 horas acontece as oficinas “O trabalho da mulher como processo de desenvolvimento” e “Apicultura – COPERMEL”. O encerramento da feira está previsto para as 20 horas com apresentações culturais.