Fonte: Por Tatiana Félix*

Cidades do Agreste da Paraíba, estado da região Nordeste do Brasil, realizaram a I Feira Regional de Economia Solidária que aconteceu a partir de 12/12. O evento foi realizado na Praça da Bandeira no centro da cidade de Campina Grande, interior do Estado.

Segundo Ana Virgínia, uma das organizadoras do evento e membro da Cáritas Diocesana Regional Nordeste II, aproximadamente dez cidades participam da feira. Ao todo, 50 grupos de empreendimentos solidários movimentaram o local.

Para ela, a realização desta feira representa uma conquista para os (as) empreendedores (as) locais. Ela ressalta que a importância está, antes de tudo, na divulgação da economia popular solidária, mais do que na comercialização dos produtos. “Tem muito mais o objetivo de divulgar o que é a economia solidária, já que muita gente ainda não conhece”, esclarece.

Além dos diversos produtos que vão desde artesanato até agricultura familiar, na feira também foi possível participar de oficinas de artesanato. A programação teve ainda apresentações culturais com artistas da região. Os produtores tiveram a oportunidade de realizar um momento de troca de saberes e experiências, com o intuito de fortalecer a prática desta nova economia e de suas atividades.

Por estar localizada no coração de uma das principais cidades da Paraíba, é esperada boa movimentação na Praça, até o dia 14, último dia da feira. A realização deste evento coincide com a Semana da Solidariedade realizada pela Cáritas.

* Jornalista da Adital