Fonte: Leonardo Pinho (leo_pinho79@yahoo.com.br)

Com a presença de Giancarlo Carena, Presidente da Cooperativa Agricola Monte San Pantaleone de Trieste, Itália. O Seminário objetiva:

Apresentar aos participantes o processo de construção do conceito e das práticas de cooperatismo social na Itália.

Realizar uma troca da experiência brasileira entre diversos projetos de geração de trabalho e renda de cooperativas e associações de deficientes, usuários de serviços de saúde mental, moradores em situação de rua, entre outros.

Debater as possibilidades da cooperativa social como forma de geração de emprego e renda e de inclusão social pelo trabalho.

Buscando fortalecer e desenvolver políticas públicas de fortalecimento do Cooperativismo Social, o Seminário almeja demostrar a potencialidade da inserção social e comunitária a partir do trabalho cooperado.

O evento será aberto a todos os segmentos implicados e interessados no tema, trabalhadores de projetos de geração de trabalho e renda, trabalhadores do campo da saúde mental, gestores, estudantes, sindicatos, docentes de universidades que desenvolvem projeto de incubação de Cooperativas Sociais. Local: Instituto Dante Pazzanese, na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500, Vila Mariana.

Organização:

Rede de Saúde Mental e ECOSOL

Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da USP

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde Mental e ECOSOL – USP

Centro de Atenção Psicossocial II Itaim Bibi.