Fonte: Divulgado por Gloria María (glomari13@gmail.com)

Dar maior visibilidade ao Movimento de Economia Solidária na região Sul de Mato Grosso; Mobilizar, animar e criar expectativas positivas e comunicação permanente entre os empreendimentos; Promover o diálogo e o fortalecimento das reivindicações junto ao poder público local; E possibilitar a inclusão dos diversos atores sociais, que estão à margem, excluídos pelo capital, tais como: assentados, negros, indígenas, grupos de mulheres, portadores de necessidades especiais, reeducandos, adolescentes, crianças, idosos, pequenos agricultores são os objetivos da Iª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região sul de Mato Grosso (FecoSol).

A Feira é uma iniciativa da “Dando as Mãos”, Organização dos Assentados e Empreendedores em Geral, com participantes dos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga e Poxoréu, que constitui, no momento, o Fórum de Economia Solidária da Região. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2009, na Avenida Cuiabá, Centro da cidade de Rondonópolis, em frente a Escola Sagrado Coração de Jesus.

—–

Programação – A abertura da FecoSol será às 18hs de sexta feira (11), com a composição da mesa pelos organizadores do evento e os parceiros representantes dos órgãos governamentais e não governamentais.

Nos dias seguintes a partir das 8h00, serão realizadas Oficinas de Formação e a partir das 13h30 será aberto o espaço de comercialização, sempre até as 21h. Paralelamente haverá apresentações culturais dos assentados, negros, indígenas, adolescentes, crianças, mulheres, portadores de necessidades especiais, pequenos agricultores, idosos.

Ainda acontecerão as trocas solidárias e o funcionamento do Ecobanco, divulgando a moeda social aprovada para esse evento.

Oficinas – Para fazer a inscrição é preciso baixar as fichas aqui. O interessado pode fazer a opção por quatro das oficinas agendadas, duas no dia 12 e duas no dia 13, com primeira e segunda opção. A equipe organizadora vai cadastrar o interessado conforme as vagas existentes no ato da inscrição.

Conheça as oficinas

Dia 12

• (Oficina 01) Cultura e arte indígena, perspectivas para a economia solidária: Felix Rondon Adugo Enaw, da Aldeia Tadarimana, etnia Bororo. Contará com a participação de Elizete Ariobo de Oliveira e Luzia Antonia Apodonepa de Oliveira, Aldeia Umutina (Barra do Bugres) e Mariano Ahatsu, Aldeia Xavante (General Carneiro -Barra do Garças).

• (Oficina 02) Formação Humana em Economia Solidária – “QUEM” SOMOS.. (EU- NÓS- MUITOS NÓS): Psicóloga Ir. Maria Aparecida Marques Fernandes (Cidinha). • (Oficina 03) Fundamentos Bíblicos para a Economia Solidária: Pe. Adriano Vandeven (CEBI, Mato Grosso do Sul).

• (Oficina 04) Produção Agro ecológica- sustentação da produção familiar: João Buzatto e Baltazar Ferreira Mello (Comissão Pastoral da Terra – CPT); Maria Elienai Luiz Correa (EMPAER)

• (Oficina 05) Políticas Públicas em Economia Solidária – Marco Legal: Andréia Cristhiane Nardi (Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária da Região Centro Oeste – CEFES)

Dia 13

• (Oficina 06) Oficina Lilás: Gênero e Economia Solidária: Glória Maria G. Muñoz (Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária da Região Centro Oeste – CEFES, Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso)

• (Oficina 07) Moeda social e consumo solidário: Ir. Neuza Gripa (ONG Mulheres em Movimento – Dourados, MS)

• (Oficina 08) O Negro e a Exclusão Social: Antuterpio Dias Preira (Tel do Movimento Negro)

• (Oficina 09) Introdução à economia solidária: Rosangela C. Góes (Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária da Região Centro Oeste – CEFES)

• (Oficina 10) Rede de comercialização da produção familiar agro ecológica Luciana Maria Pereira (Grupo de Intercambio em Agricultura Sustentável – GIAS) Fórum Regional de Economia Solidária – Região Sul / Mato Grosso Fonte: site do deputado federal carlos Abicalil