Fonte: identidadecultural@cultura.gov.br

Salvador sediou o 1º Encontro Internacional da Diversidade Cultural de 5 a 8 de novembro. O evento, que aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul, foi palco também do II Congresso da Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural que reunirá representantes de 45 países de vários continentes, entre cineastas, escritores, músicos e artistas em geral.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, que participa do encontro, fará palestra na sexta-feira, dia 6, com o tema A Convenção da Unesco para a Proteção e a Promoção da Diversidade de Expressões Culturais: progressos realizados e futuros desafios. O papel da sociedade civil.

Acompanham o ministro, o secretário executivo, Alfredo Manevy, e o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula; além do secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, do presidente da Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural, Rasmana Quedraogo, e do presidente da Coalizão Brasileira, Geraldo Moraes.

Realizados com recursos do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, o II Congresso e o Encontro discutirão a implantação da Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais nos 103 países que a integram. A Convenção foi aprovada em 2005 pela