Fonte: Imprensa Caravana Solidária Goiás*

Fórum Goiano de Economia Solidária é um dos articuladores da Caravana

Desde o mês de setembro a Caravana Solidária está percorrendo diversos municípios goianos com o objetivo de desenvolver e disseminar a cultura da Economia Solidária em Goiás e possibilitar a criação de Rede de Cooperação dos empreendimentos para a produção, comercialização e formação de gestores. Até dezembro serão visitados 174 municípios divididos em 13 microrregiões (Ceres, São Miguel do Araguaia, Aragarças, Rio Vermelho, Porangatu, Entorno de Brasília, Sudoeste Goiano, Chapada dos Veadeiros, Vale do Rio dos Bois, Vale do Rio Meia Ponte, Pires do Rio, Catalão e Quirinópolis). A Caravana Solidária é uma das ações realizadas em Goiás para fortalecer o Projeto Nacional de Comercialização Solidária.

De acordo com o último levantamento realizado em 2007 pelo Fórum Goiano de Economia Solidária em conjunto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho, foram identificados 737 empreendimentos. Um novo senso está deve ser finalizado em breve e a expectativa dos coordenadores é que chegue a mais de mil empreendimentos. “Goiás é o único estado que a Caravana Solidária está dando certo e conseguindo articular os empreendedores para fortalecer a comercialização dos mais diversos produtos”, informa um dos coordenadores do Fórum Goiano de Economia Solidária, Deusdete Oliveira.

Durante a Caravana Solidária são realizadas diversas atividades como, entre elas a Feira Estadual, Feiras Microrregionais, Mostras Locais, Curso Estadual de Formação, Oficinas Locais, Reuniões Microrregionais, Palestras e Audiências Publicas.

Comercialização de produtos

A primeira Feira de Economia Solidária em 2009 será realizada em Pirenópolis entre os dias 6 e 8 de novembro e deve envolver 100 empreendimentos de artesanato, agricultura familiar, alimentos, entre outros produtos. Participarão desta feira representantes dos 20 municípios que fazem parte da microrregião do Entorno de Brasília. Além da comercialização dos mais diversos produtos, serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais.

A economia solidária surgiu como uma resposta dos trabalhadores e das comunidades mais pobres em relação às transformações ocorridas no mundo do trabalho. São mais de 22 mil empreendimentos coletivos já identificados, organizados sob a forma de autogestão, que realizam atividades de produção de bens e de serviços, crédito e finanças solidárias, trocas, comércio e consumo solidário.

Os empreendimentos são formados por associações; cooperativas; clubes de troca; pequenos agricultores; grupos de costureiras, bordadeiras, doceiras; cooperativas de catadores ou coletores de materiais recicláveis; trabalhadores de fábricas falidas que formam novas empresas solidárias e juntos, em igualdade de condições, são responsáveis pela sua recuperação, administração e funcionamento; amigos, vizinhos e colegas de trabalho que se organizam para fazer compras solidárias; comunidades que utilizam moeda social em seus clubes de troca e cadeias de produção solidárias, em que um grupo fabrica o produto e outro compra.

Estes empreendimentos funcionam a partir de decisões coletivas, cooperação, sem hierarquias e patrões. Eles praticam a autogestão, que é um processo democrático de decisão em que todos são responsáveis pelo que fazem no grupo no qual participam.

Uma iniciativa:

União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE

Instituto Marista de Solidariedade – IMS

Projeto Comercialização Solidária no Brasil/Convênio MTE/SENAES N. 702019/2008

Fórum Goiano de Economia Solidária

* E-mail: imprensacaravanasolidaria@gmail.com