Fonte: http://www.casadamulherdonordeste.org.br/noticias.html

A cidade do Recife recebeu nos dias 27, 28 e 29 de outubro discussões sobre Feminismo e Economia Solidária.

O primeiro Seminário Nacional sobre o tema reuniu setenta representantes de organizações feministas, empreendimentos solidários e núcleos de estudos, inseridas nos fóruns estaduais de Economia Solidária e no movimento de mulheres, para promoção de relações econômicas mais democráticas e menos excludentes – e, principalmente, que atuem para a visibilidade das mulheres no processo produtivo e para a valorização do trabalho reprodutivo.

Além do seminário, a data também é ocasião do Encontro do Grupo de Trabalho de Gênero do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). “O GT de Gênero é resultado da reivindicação das mulheres na última plenária do FBES, realizada ano passado, e precisa ser estruturado e fortalecido. Este é o momento de definirmos estratégias e objetivos”, conta Graciete Santos, coordenadora geral da Casa da Mulher do Nordeste, organização que está promovendo o Seminário. O GT de Gênero foi criado para impulsionar a participação das mulheres na política de Economia Solidária.

Embora o debate sobre a Economia Solidária tenha tomado impulso, no Brasil, a partir do Fórum Social Mundial de 2001, é pequena a participação efetiva das mulheres nos espaços de discussão a respeito da política – e mesmo na gestão de organizações e empreendimentos solidários. “É necessário repensar a atuação das mulheres na Economia Solidária e como elas podem se valer dessa alternativa em direção à sua autonomia. Não podemos falar em justiça e solidariedade quando a participação de homens e mulheres ainda é tão desigual”, afirma Graciete Santos.

Para discutir a questão, foram convidadas ativistas feministas e pesquisadoras da área. Integram as mesas do Seminário Nalu Faria, da Sempreviva Organização Feminista e da Rede Economia e Feminismo ; Vera Soares, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares; Luiza de Marilac, do GT de Gênero do Fórum de Reforma Urbana; e Michelle Maciel, Raquel Uchoa e Laura Duque, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal Rural de Pernambuco, além das coordenadoras de programa da Casa da Mulher do Nordeste, Itanacy Oliveira e Marli de Almeida.

Representantes estaduais dos Fóruns de Economia Solidária e mulheres produtoras e que atuam no movimento feminista agitam a discussão.

O evento é apoiado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) e pela Terre Des Hommes Suisse. Participam como parceiros a Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e a Rede Feminismo e Economia. O evento acontece no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem.