Fonte: www.mst.org.br
Crianças que participam da Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular celebram seu dia no assentamento Rendeiras, município de Girau do Ponciano (165km de Maceió). As cerca de oitenta crianças que compõem a Ciranda Infantil da Marcha vão se encontrar com as dos assentamentos e acampamentos da região e celebrarão o Dia das Crianças com um momento místico sobre o Meio Ambiente.
A Marcha Estadual iniciada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Delmiro Gouveia (30/09) passa agora por um ponto em que a mineradora canadense Aura Gold Minerals (Vale Verde) está prestes a ser instalada para explorar por vinte anos milhões de toneladas de minérios de ferro, cobre e ouro. As crianças alertam todas as gerações que a Natureza preservada é uma condição para nossa vida.
“A área de impacto da exploração do minério atinge não só os limites da propriedade privada, mas os recursos comuns a toda a comunidade de Craíbas e adjacências. A agressiva produção extensiva e intensiva de minério elimina resíduos tóxicos na atmosfera, no solo e nas águas”, analisa a militante ambientalista Letícia Marroquim (Ufal). A ação das crianças faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Sem Terrinha.
Com o objetivo de pressionar os governos para a realização da Reforma Agrária, os 1500 trabalhadores do MST na Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular já percorreram mais de 140km, de Delmiro Gouveia até Girau do Ponciano. A instalação da Vale Verde em Alagoas é uma dos problemas locais discutidos pelos trabalhadores rurais com a sociedade. Nos dias de hoje (12/10), às 17h e amanhã pela manhã com a chegada em Arapiraca da Marcha, o MST vai abrir este debate.