Fonte: Bahia em Foco

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inicia, nos próximos dias, a constituição da comissão organizadora que se responsabilizará pela construção da 2ª Conferência Estadual de Economia Solidária, que será realizada até abril do próximo ano.

A preparação das conferências estaduais, que antecedem a conferência nacional, marcada para junho, em Brasília, é pauta da reunião dos dias 07 e 08 de outubro, em Brasília, convocada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Presente ao encontro, o secretário de Trabalho da Bahia e presidente do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), Nilton Vasconcelos, afirma que a realização das conferências de economia solidária é importante para o fortalecimento das políticas de economia solidária na Bahia e no país como um todo.

Lembra o secretário que, só a partir de 2007, com a criação de uma Superintendência específica, vinculada à Setre, a economia solidária tornou-se política de Estado na Bahia. “Portanto, as conferências são fundamentais para organização e crescimento de todo o setor”. Desta iniciativa deverão participar gestores e empreendedores da economia solidária em todo o estado.

Sensibilização

A comissão organizadora terá, como atribuições, definir o regimento estadual com os critérios de participação na Conferência Estadual para a eleição de delegados e para a sensibilização e realização das conferências preparatórias, municipais e locais, respeitando as diretrizes, definições e o cronograma do regimento, especialmente as relativas aos participantes e a sua proporcionalidade.

Para a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária, a expectativa é de uma contribuição na abertura de um novo processo de discussão do Plano Plurianual 2012-2016, cujo debate vai se dar no primeiro semestre de 2011. Outros temas que deverão estar na pauta do debate nacional serão as políticas públicas implementadas em âmbito federal, estadual e municipal; os avanços da organização dos trabalhadores do setor e a avaliação das realizações das prioridades pactuadas na 1ª Conferência Nacional.