Fonte: Ascom ITECSOL

Dia 02 de outubro, sexta-feira, acontecerá o primeiro encontro entre a equipe responsável pelo mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários, no qual a Unijuí, por meio da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (ITECSOL), será responsável por mapear todo o território das regiões da Produção (Passo Fundo), Noroeste e Missões (Santa Rosa, Santo Angelo, Ijuí, Três Passos), região Central (Santa Maria), Fronteira Oeste (São Borja), e Sul (Bagé, Santana do Livramento).

Estarão presentes no encontro o Coordenador Estadual do Mapeamento de Economia Solidária, Fabio Lemes, a Coordenadora Auxiliar, Elizandra Pinheiro da Silva, a supervisosa do mapeamento, Prof.ª Eronita Barcelos e os doze entrevistadores. O objetivo da reunião é integrar a equipe, discutir a organização dos trabalhos e organizar a participação do grupo no Seminário Estadual de Capacitação para o Mapeamento, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, em São Leopoldo, na Unisinos, universidade responsável pelo mapeamento das demais regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Essa equipe terá a missão de visitar aproximadamente 145 municípios em todo o estado e mapear mais de 1.000 Empreendimentos de Economia Solidária. Este trabalho, considerado o mais abrangente entre as políticas do Governo Federal na Secretaria de Economia Solidária, conta com a Parceria com o CAEPS – Centro de Apoio a Economia Popular Solidária, de Passo Fundo e do Projeto Cooesperança de Santa Maria.

O mapeamento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), com o objetivo de proporcionar a visibilidade, a articulação da economia solidária e oferecer subsídios nos processos de formulação de políticas públicas. Para isso, foi desenvolvido o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES), composto por informações de Empreendimentos Econômicos Solidários e de Entidades de Apoio, Assessoria e Fomento.

O encontro será no auditório do Prédio Unijuí Comunidade (Banco do Brasil), no quinto andar, com início previsto para as 9h30 da manhã. Mais informações sobre o mapeamento podem ser obtidas no sítio do Ministério do Trabalho e Emprego (http://www.mte.gov.br/), no link da Economia Solidária.