Fonte: Divulgado por Victoria Paiva (victoriaregia13@yahoo.com.br)

O Sindicato dos Bancários do Ceará retoma sua política de formação com a realização de debates com grandes nomes do cenário nacional. O professor Marcos Arruda, economista do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Cul – PACS/RJ, foi o debatedor do 1º Ciclo de Debates de Conjuntura da atual gestão do Sindicato.

O evento foi aberto a bancários e ao público em geral e aconteceu no dia 29/9 (terça-feira), no das 9 às 12hs, no Auditório da CUT/CE (Rua: Sólon Pinheiro, 915. Centro) – a abertura do evento contou com a presença do Coral do SEEB/CE.

Marcos Arruda participou no dia anterior, dia 28/9, do Seminário “Novos Paradigmas de Desenvolvimento: Felicidade Interna Bruta”, do qual participaram também os Profs. Ladislau Dowbor, José Eli da Veiga, Susan Andrews e Joaquim Melo, no Auditório da Faculdade de Direito da UFC.

O tema desse 1º Debate de Conjuntura do SEEB/CE foi – “Economia, Política e Vida: o papel do movimento sindical na superação da Crise e no desenvolvimento do País”.

O tema baseia-se na Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, cujo tema é Economia e Vida e o lema ‘Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro’. O lema foi retirado do Evangelho de Mateus (capítulo 6, versículo 24): “Colaborar na produção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum, em vista de uma sociedade sem exclusão”.

A CF enfatiza a necessidade da formação de militantes, de uma política sindical que lute pelos direitos “dos pobres sem trabalho, sem moradia, sem garantias de sustento para si e suas famílias”. “Nossa atitude diante do dinheiro mostra muito o tipo de pessoa que somos. Se o enriquecimento e a acumulação continuam a ser o sonho de nossa sociedade, os valores se invertem e colocamos em segundo plano a pessoa, sua vida, sua dignidade, seu bem-estar”, disse o reverendo Luiz Alberto Barbosa, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), durante lançamento da Campanha, no último dia 10 de setembro.