Fonte: www.brasilautogestionario.org

A Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – REDE UNITRABALHO, a Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF da Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI, articuladas com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (UNISOL BRASIL), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tornam pública a abertura de inscrições para a seleção de participantes do Curso de Extensão em Gestão de Cooperativas que pretende aprofundar a formação de agentes em cooperativismo nas áreas de agricultura familiar e de economia solidária.

Serão oferecidas um total de 40 (quarenta) vagas, sendo destinadas, no máximo, 02 (duas) vagas por empreendimento.

Dos requisitos dos empreendimentos

Ser formalizado (possuir Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ);

Apresentação de cópia autenticada da ata da última assembléia geral do empreendimento.

Estar localizado nos Territórios do Portal do Sertão, Chapada Diamantina, Sisal e Bacia do Jacuípe;

Ser empreendimento da agricultura familiar ou quaisquer outros empreendimentos, ligados à economia solidária;

Ter sido ou estar contemplado em programas governamentais de investimento.

Seleção para facilitadores

O curso pretende aprofundar a formação de agentes em cooperativismo nas áreas de agricultura familiar e de economia solidária e vai precisar de facilitadores para diversas disciplinas. Poderão se inscrever profissionais liberais, com formação específica na área a que se candidatam, técnicos de ONG’s e empreendimentos sociais, além de professores com atuação em áreas correlatas. Há previsão de oferta de 09 turmas sendo a primeira para a realização na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Será composto um quadro de facilitadores para as disciplinas. Essa composição será feita com base na apresentação de curriculum vitae e de um memorial no qual o pleiteante registre sua experiência relacionada ao referido tema. Serão priorizados os facilitadores que comprovem atuação junto a Movimentos Sociais, Organizações não Governamentais e Empreendimentos Associativos, no âmbito da Economia Solidária. Será exigida a participação do facilitador num Curso de Formação a ser realizado na UEFS, no período de 16 e 17 de outubro de 2009, com carga horária total de 20 horas. O interessado deverá enviar a documentação para o email ( unitrabalho.bahia@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), até o dia 02 de outubro de 2009.