Fonte: Fórum Piauense de Economia Solidária
De 22 a 25 de setembro aconteceu a VI Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas em Teresina – Piauí (FERAPI), onde as populações assentadas, acampadas, extrativistas e atingidas por barragens do Piauí apresentaram à sociedade suas potencialidades produtivas e culturais em uma grande festa!
O tema da FERAPI em 2009 foi “Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida”. A abertura ocorreu no ia 25/set, no Espaço Central do Centro de Artesanato “Mestre Dezinho”, na Praça Pedro II. Um momento importante durante a abertura da FERAPI foi a assinaura do Protocolo de Intenções entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Coordenadoria de Direitos Humanos e da Juventude (CDHJ), com a entrega de contratos de concessão de direito real de uso da Comunidade Raposa e Bom Sucesso (Redenção do Gurguéia), através do Termo de Cooperação entre o Incra e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).
Cerca de 600 agricultores e agricultoras familiares estiveram presentes na Praça Pedro II mostrando, comercializando e divulgando seus produtos e fazendo acontecer a reforma agrária no Estado do Piauí, com práticas de Economia Solidária. A programação do evento contou ainda com palestras, rodas de conversa, mesas redondas, Seminários e Oficinas Técnicas com temas ligados à Agricultura Familiar, além da exposição dos produtos na Feira Livre durante todo o dia.
As Feiras são oportunidades de fortalecer a Agricultura Familiar e a Economia Solidária no Estado do Piauí, desde 2004 a FERAPI vem se fortalecendo a cada ano, sendo um espaço de divulgação, comercialização e troca de experiências entre os grupos dos vários Municípios que participam da Feira.