Fonte: SOLTEC (www.soltec.ufrj.br/festival)

Evento organizado pelo SOLTEC e Fórum de Economia Solidária do RJ abordará o tema “Territórios em Rede”

Nos dias 01 e 02 de outubro o SOLTEC – Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ e o Fórum Estadual de Economia Solidária realizaram o II Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, cujo tema desse ano foi Territórios em Rede. O Festival foi organizado em três partes: Troca de Saberes, Trocas Culturais e a Feira de Produtos e Serviços e aconteceu no Campus do Fundão (Cidade Universitária), no Centro de Tecnologia.

Nas Trocas de Saberes, na manhã do dia 01 de outubro, houve uma mesa sobre Tecnologias Sociais e Economia Solidária nos Territórios. Já no dia 02 de outubro, o debate foi sobre as experiências das fábricas recuperadas pelos trabalhadores. À tarde, com uma programação simultânea, o público pode escolher entre os eixos temáticos: Culturas Tradicionais e Etnodesenvolvimento, Agroecologia e Agricultura Familiar, Rede de Gestores e Políticas Públicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Cadeias e a Rede Solidária de Resíduos e Estratégias de Formação em Economia Solidária.

Na Feira o visitante teve oportunidade de conhecer e comprar os produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos de Economia Solidária, que incluem artesanato, alimentação natural, roupas customizadas e objetos de decoração. Os interessados puderam se inscrever nas Oficinas de Reciclagem de Papel, Fotografia e de Aquecedores Solares. Uma novidade deste ano fo a Feira de Trocas, onde não é permitido o uso de dinheiro. Quem tiver alguma coisa que não precise pode levar e negociar por outra que tenha interesse.

Nos dois dias a programação dura o dia inteiro e teve no intervalo do almoço um gostoso e variado cardápio oferecido pelas Trocas Culturais. A programação reuniu produções da Universidade e da cultura popular e inclui exposições, dança, performance e poesia. Após os debates, no final da tarde, o programa reservou momentos de descontração com espetáculos de jongo e samba de roda.

Os trabalhadores da economia solidária puderam participar de um curso de formação, que será concluído durante o Festival. As inscrições para esse curso foram feitas através dos Fóruns Locais de Economia Solidária.

Toda a programação é gratuita, mas como diversas atividades têm número de vagas limitadas a preferência de participação será de quem se inscrever primeiro.