Fonte: Boletim SENAES

Entre os dias 21 e 24 de agosto aconteceu em Salvador, Bahia, o Seminário Nacional do Sistema de Informações em Economia Solidária – SIES. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, a Comissão Gestora Nacional do SIES e a Organização Não-Governamental Vida Brasil. O seminário teve por objetivos avaliar e aprofundar os objetivos, significados, características metodológicas, resultados e usos do mapeamento da economia solidária no Brasil entre 2005 e 2007, além de capacitar as Comissões Gestoras e Coordenações Estaduais para a próxima fase do SIES em 2009 e 2010. Os dois últimos dias de Seminário foram inteiramente dedicados às atividades de treinamento, com esclarecimentos detalhados sobre a aplicação dos formulários do SIES e sobre o preenchi- mento no sistema informatizado.

A partir do Seminário, as equipes iniciarão o trabalho de revisitar os quase 22 mil empreendimentos econômicos solidários mapeados até 2007 com a atualização das informações e a ampliação da base de dados do Sistema, em todo o território Nacional. Para o Diretor de Estudos e Divulgação da SENAES, Roberto Marinho, “o Seminário foi importante para equalizar a concepção e a metodologia desta nova fase do SIES com todas as instituições envolvidas no processo de mapeamento que se inicia. Para nós, o SIES é uma ferramenta fundamental para a elaboração e gestão de políticas públicas de economia solidária, além de contribuir para o estabelecimento de novas relações de cooperação econômica e social para os atores do campo da economia solidária no Brasil.”

O Sistema de Informações em Economia Solidária

O Sistema de Informações em Economia Solidária é uma iniciativa pioneira da SENAES/MTE, em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, para o dimensionamento e caracterização da economia solidária em todo o Brasil. Entre 2005 e 2007, foi construída uma primeira base de dados, com abrangência de 52% dos municípios brasileiro, quando foram cadastrados 21.859 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), dos quais participam 1.687.496 pessoas. Agora em 2009, as equipes do mapeamento voltarão a campo para a construção de uma segunda base de dados, a partir da revisita dos EES já mapeados, bem como da identificação de novos empreendimentos. Outras novidades do mapeamento 2009/2010 incluem: a aplicação de um “Complemento Mulheres” em todos os EES onde existam mulheres trabalhando; e a introdução de um módulo novo sobre as Políticas Públicas de Economia Solidária.

As equipes de entrevistadores irão a campo a partir de outubro. Os trabalhos de coleta, alimentação e revisão de dados levarão cerca de seis meses. No endereço www.sies.mte.gov.br estão disponíveis as informações coletadas. Os Empreendimentos Economicos Solidários podem participar informando seus dados no sistema para posterior visita e aplicação de questionário do SIES.