Fonte: Boletim SENAES

Entre os dias 28 e 31 de outubro, São Paulo será palco de dois grandes eventos de Comercialização: a 1a Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária – atividade que será realizada pela Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) – e o 1º Seminário Internacional do Comércio Justo e Solidária (SCJS) – evento que será realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da sua Secretaria Nacional de Economia Solidária, em parceria com diversas organizações do Movimento Brasileiro da Economia Solidária, em especial as que atuam com comércio justo e solidário. Este Seminário faz parte do calendário de atividades do Programa de Comercialização Solidária.

Estas duas atividades acontecem no Centro de Exposições Imigrantes e fazem parte do projeto Conexão Solidária. A 1a Mostra contará com exposição de produtos, palestras, oficinas, workshops, ações sociais, culturais, rodadas de negócios, capacitação e treinamento para as lideranças e empreendimentos da economia solidária, do Comércio Justo e de todos aqueles envolvidos com o tema. E o Seminário Internacional irá apresentar e discutir com importantes atores nacionais e internacionais do movimento mundial de promoção do comércio justo a iniciativa brasileira de regulamentação e fomento das atividades relacionadas ao tema.

Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário

O Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário é um conjunto de parâmetros: conceitos, princípios, critérios, atores, instâncias de controle e gestão, organizados em uma estratégia única de afirmação e promoção do Comércio Justo e Solidário no Brasil. Ele é, assim, um projeto político e econômico. Político, pois oficializa o reconhecimento pelo Estado Brasileiro do Comércio Justo e Solidário como política social de enfrentamento das desigualdades sociais e da precariedade das relações de trabalho. Econômico por proporcionar uma identidade aos produtos e serviços da Economia Solidária, agregando valor e conceito aos mesmos, e, assim, ampliando suas oportunidades de venda.

Para mais informações sobre os eventos ligue na SENAES: (61) 3317-6882