Fonte: Patricia Ferreira (patriciaetal@yahoo.com.br)

Um dos temas do evento foi “Economia Solidária: práxis para um novo mundo”

Realizou-se no dia 17/set, a 5ª Conferência da paz no Brasil. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos, em Brasília (DF).

A Conferência da Paz é uma iniciativa do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que foi representado no evento por seu Secretário Geral, Reverendo Luiz Alberto Barbosa e pelo Assessor do CONIC para a Conferência, Pe. Gabriele Cipriani. A finalidade é debater sobre os projetos de lei relacionados ao tema e contribuir para a construção de uma cultura de paz e não-violência no país, por meio do diálogo entre Igrejas, entidades da sociedade civil e órgãos do Estado.

Esta 5ª edição debateu o tema “Economia e Vida”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2010, que será apresentada no evento.

Os palestrantes desenvolveram os seguintes temas: Dilemas das políticas sociais no Brasil (Prof. Marcio Pochman), Reflexões éticas sobre economia e vida (Prof. Guilherme Costa Delgado) e Economia solidária: práxis para um novo mundo (Prof. Sidney Lianza). O evento se concluiu com a apresentação do conteúdo da Carta final da 5ª Conferência.

A Conferência da Paz foi criada para dar continuidade às Campanhas da Fraternidade ecumênicas dos anos de 2000 e 2005, que visavam à construção de uma cultura de paz no Brasil sob os temas: “Dignidade Humana e Paz” (2000) e “Solidariedade e Paz” (2005).