Evento ocorre de 25 a 29 de janeiro de 2010 e deve movimentar cinco municípios da região

Ana Paula Feyh

Novo Hamburgo – Novo Hamburgo será um dos municípios sede do 10º Fórum Social Mundial, que ocorre de 25 a 29 de janeiro de 2010. Mesmo sem antecipar número de participantes, a organização conta com grande movimentação em hotéis e restaurantes. Por enquanto, o empenho é para mobilizar movimentos sociais, que organizam o evento.

“Vamos colocar a cidade no mapa e na programação mundial”, afirma Marcelo Franco, um dos responsáveis pela organização. O único acampamento no Estado será em Lomba Grande e a expectativa é reunir 10 mil pessoas. O FSM foi criado para ser um encontro de troca de experiências sociais entre movimentos. O tema deste ano é Um Mundo para Todos.

A programação será dividida em três eixos: Sustentável e Humanitário; Paulo Freire – Educação, Saúde, Universalidade dos Saberes, Ecodesenvolvimento e Impactos Ambientais; e 10º Acampamento Intercontinental da Juventude. “O que for discutido pode ser colocado em prática pela administração pública, tornando a cidade ecologicamente correta”, antecipa Franco. Haverá atrações nos bairros Santo Afonso, Boa Saúde, Canudos e Roselândia. Serão debates, teatro, oficinas, mostra de cinema e música gratuitos. As próprias comunidades demandam os assuntos pelos quais têm interesse. Alexandre Belló, também da organização, diz que é uma oportunidade de visibilidade para quem tem algo para expor.

ACAMPAMENTO – O acampamento será no Centro Tradicionalista de Lomba Grande, de 18 a 28 de janeiro. “Terá muita gente circulando por aqui, alavancando o turismo ecológico da região”, prevê Belló.

Até o final do ano, a comissão fará seminários de mobilização pelo Brasil para mostrar o que está sendo preparado e convidar outros movimentos. Movimentos que queiram se engajar podem fazer contato pelo e-mail comitenh.fsm2010@gmail.com. No dia 3 de setembro, haverá um encontro na sede do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, às 9 horas, para começar a organizar o fórum.

Educação será discutida em Sapiranga

Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre também serão sede do Fórum Social Mundial (FSM). Sapiranga sediará a temática da educação e pode receber debates de outras temáticas. Organização e infraestrutura já estão sendo pensados pela prefeitura. Grupos de trabalho estudam a realização de um seminário internacional para debater os rumos da sociedade no século 21 e o papel do FSM neste contexto.