Fonte: Daniel Tygel

Já havia comentado sobre este edital do MDS de apoio para municípios realizarem feiras locais de comercialização direta: Na pontuação técnica, avançando nos diálogos que tivemos com a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, é dado uma pontuação muito alta para os projetos que vierem articulados com fóruns (ou conselhos) de Economia Solidária e também com empreendimentos solidários (cooperativas, sindicatos, associações, etc). Desta vez o edital é voltado para capitais e regiões metropolitanas.

Como da outra vez, a tendência é haver uma demanda alta das prefeituras para receberem a tal “carta de apoio” do Fórum Estadual de Economia Solidária. Para prevenir que dessa vez a coisa aconteça em cima da hora, recomendamos que cada fórum local olhe o edital e veja os municípios contemplados para dialogar com a prefeitura e já discutir desde o início a articulação para que se dê de forma a fortalecer o movimento de economia solidária localmente.

Outra sugestão é, para quem já tem feiras regionais aprovadas no programa de comercialização solidária, aproveitar e ir dialogar com as prefeituras dos municípios contemplados por este edital e que estejam na área de abrangência da feira de economia solidária regional para buscar articular as duas coisas numa atividade só: ou seja, o projeto de uma prefeitura de apoio a feira pelo MDS pode ser, na verdade, o apoio para fortalecer alguma feira regional de economia solidária aprovada no programa de comercialização solidária. A vantagem disso é que o edital do MDS tem recursos (de 100 mil a 350 mil!!) para investimento, enquanto os recursos para feiras da economia solidária no programa de comercialização solidária são apenas para custeio.

Bem, o edital encontra-se na seguinte página e o prazo que as prefeituras têm para entregar suas propostas é 18 de setembro. No anexo II estão os municípios (capitais e regiões metropolitanas): http://www.mds.gov.br/editais/san2009/editais_e_outros/edital-mds-sesan-12-19082009.pdf