Autora: Normeliana Santos Santana

O Centro de Formação em Economia Solidária/CFES é resultado de uma caminhada de aproximadamente 4 anos. Nasce a partir de vários momentos, dentre eles: oficinas nacionais e regionais de formação/2007, indicadores do Mapeamento Nacional da Economia Solidária/SENAES/FBES, IV Plenária Nacional de Economia Solidária/2007 a 2008, 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária/2006 e o GT formação do FBES.

A partir desse rico processo e depois de um tempo, na espera dos tramites burocráticos do Governo Federal, inicia nesse ano as atividades do Centro de Formação em Economia Solidária. Sendo uma ação pública da Secretaria Nacional de Economia Solidária que é ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego construído coletivamente com investimento de 10 milhões. Onde as ações do CFES Nacional são executadas pela Cáritas Brasileira, do CFES Norte pela Universidade Federal do Pará, do CFES Centro-Norte pela Escola da Central Única dos Trabalhadores/ECOCUT, do CFES Nordeste pela Universidade Federal do Pernambuco, do CFES Sul ainda não tem instituição e do CFES Sudeste pelo Instituto Marista de Solidariedade.

O CFES tem a proposta de formar formadores/as, sejam eles/elas, gestores/as públicos, trabalhadores/as ou técnicos/as de entidades de fomento. Porém, é necessário que esse formador/a já atue com formação em economia solidária. Para que ao longo desse processo se construa coletivamente redes estaduais, regionais e nacional de formadores/as em economia solidária, bem como o fortalecimento dos fóruns estaduais/locais/regionais de economia solidária, trocas de experiências formativas, divulgação dessas experiências, expressando uma unidade na diversidade.

Todas as atividades dos CFES são norteadas pelos princípios da economia solidária e da educação popular. Além, das decisões serem tomadas pelo Fórum Brasileiro (CFES Nacional) e pelos Fóruns Estaduais (CFES regionais), existe conselho gestor nacional e conselhos gestores regionais composto pelas instituições executoras, mais outras que foram escolhidas pelos fóruns estaduais. E nos estados há os coletivos estaduais composto pelo menos por 20 instituições que juntas decidem como serão as ações no seu estado. Todos os cursos, seminários e oficinas que irão acontecer de 2009 a 2011 estão na medida do possível articulados com as atividades do CFES Nacional e dos CFES Regionais.

Nesse sentido, nós do Espírito Santo temos como espaço de decisão, além das plenárias bimestrais do FEPS/ES, o coletivo estadual que se reuniu nos dias 29 e 30 de maio, em Vitória. Formado pelo CDDH/Serra, MOVIVE, Latu Sensu, Ateliê de Idéias, Cáritas Arquidiocesana de Vitória, Ação Comunitária do Espírito Santo/ACES, Incubadora da UFES, Rede cidadã, Paróquia de Marataízes, MDA/Delegacia, MTE/Superintendência regional do Trabalho, SETADES, Prefeitura de Vitória, Costumes Artes, Associação Indígena e ISAK consultorias. E o CDDH, a Cáritas e o Ateliê de Idéias compõe o conselho gestor regional.

Algumas atividades do CFES no nosso estado estão em andamento tais como: dois formadores estão fazendo o curso nacional de formação, 10 formadores/as estão participando do curso regional de formação. E outros formadores/as do Espírito Santo irão participar ainda esse ano, do 2º curso regional de formação para formadores/as. Bem como, das nossas atividades estaduais e locais de formação que começaram em agosto.

Por fim, o CFES não veio para substituir as instituições que fazem formação. E não é para iniciantes na economia solidária, é para quem já atua com formação seja, gestores públicos, técnicos de entidades ou trabalhadores que estejam nos fóruns ou não. Se os formadores/as não estiverem nos fóruns é fundamental buscarmos incluir, mas não podemos deixar de ressaltar que para participar desses processos formativos é necessário ter acúmulo em formação e principalmente habilidade de facilitar os processos formativos. Para assim, avançarmos na emancipação das pessoas que formam o movimento da economia solidária.

*Assistente Social da Cáritas Arquidiocesana de Vitória.