Fonte:

Como previsto realizamos nossa oficina e seguem as contribuições do FCP RJ:

Quanto a conferência

Baseados na experiência da conferência anterior de 2006, não queremos ser convidados para jogar… mas participar nas definções das regras do jogo. Assim há um debate que antecede o da realização da conferência: queremos participar ativamente da construção metodológica da conferência nacional.

Outro ponto fundamental é o respeito aos tempos necessários para garantir a qualidade no debate e nas contribuições dos fóruns locais e estaduais. Cada fórum tem uma agenda própria, prioridades definidas, dinâmica de encontro… Para que possam participar com a qualidade desejada é preciso respeitar estes tempos políticos.

Propomos também incorporar o processo de estudo, debate e redação da lei nacional de ecosol no processo de preparação da conferência nacional.

O Rio de Janeiro quer reafirmar sua posição de que a apresentação do projeto de lei deve ser dar por iniciativa popular.

Assim, considerando todos os elementos levantados acima e com o agravante de o ano de 2010 ser um ano eleitoral, o Rio de Janeiro entende que a conferência nacional não deve ser realizada ano quem vem.

A definição da data da próxima conferência deve fazer parte do debate e definções sobre as regras do jogo. Definida de forma clara a metodologia, com respeito aos tempos e dinâmicas organizativas locais, poderemos então definir o tempo necessário para realização de todo processo que antecede a conferência nacional e então definir uma data de forma mais realista.

Quanto ao conselho

Acreditamos que o Conselho de ecosol deva ser repensado. E afirmamos isso com base em dois elementos centrais que poderiam dar início a este debate: O CNES deve ser delibaritivo, e não apenas consultivo ou propositivo como consta hoje no decreto que o institui…

Acreditamos também que seja necessário rediscutir a paridade na representação dado os conflitos de interesses e antogonismos presentes no CNES.

Estas redefinições devem fazer parte de um debate amplo e cuidadoso, levando em conta as experiências locais de conselhos de ecosol que vêm pipocando pelo país… E isso exige tempo.

Forte abraço a todos e todas!