Fonte: http://www.trilhamundos.com.br

A Escambau é um dos principais projetos culturais da Cooperativa Trilha Mundos. A idéia tem fundamento na prática da economia solidária, buscando promover na sociedade uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. O estímulo ao reaproveitamento de artigos, a partir da troca, mostra uma nova forma de adquirir materiais, sem o uso do dinheiro. Com essa premissa, a Feira foi organizada nos moldes da prática do escambo, uma das mais antigas formas de negociação de produtos da civilização. A venda de produtos não é permitida no evento, valendo apenas a troca.

A feira é uma forma de dar outro destino aos produtos que não são mais necessários para você, mas que podem ter muito valor para outras pessoas.

A 10ª edição da feira acontece no dia 15 de agosto, das 14h às 18h, no Parque Olhos D’água, em Brasília/ DF (413/414 norte).

São trocados artigos novos e usados, possibilitando a re-ciclagem e o reaproveitamento de produtos literários (livros, revistas em quadrinhos), e fonográficos (CD’s, LP’s, DVD’s), além de roupas, artigos de decoração, esportivos, de utilizade doméstica, entre outros. Quem quiser participar do evento basta levar algum ítem que não precise mais e negociar a troca no local. Os itens devem estar limpos e em bom estado de conservação.

As pessoas que tiverem mais de 20 itens para trocar podem reservar uma mesa gratuitamente, é só enviar um e-mail para feiraescambau@gmail.com .

A primeira edição da Feira ocorreu em agosto de 2006 e, desde então, o encontro vem crescendo e agregando novos adeptos. Além das trocas, a feira sempre promove atrações artísticas, como forma de promover o intercâmbio cultural. Nas suas primeiras edições a Escambau foi realizada no Conic, fazendo parte do Programa de Revitalização do Setor de Diversões Sul, uma parceria entre a Cooperativa Trilha Mundos e a Prefeitura do SDS. A feira também já foi realizada em universidades – UnB, UniceuB e Universidade Católica – e espaços culturais da cidade.

Aceitamos doações. Os livros e os artigos de vestuário doados irão para instituições beneficentes. Nessa edição, também serão arrecadadas doações de materiais para o Parque, tais como: mangueiras, ferramentas para jardinagem, adubo, mudas e outros materiais relacionados.

Para saber mais informações, entre em contato com a organização da Feira pelo e-mail feiraescambau@gmail.com, e faça parte da comunidade Escambau no orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=17022274.