Aos Companheiros/as da Economia Solidária , do Cooperativismo do Brasil, do MERCOSUL, da América Latina e dos outros Continentes!

Neste ano de 2009, no mês de julho, aconteceria a 16ª edição da Feira de Santa Maria e 5ª edição da Feira de Economia Solidária do Mercosul, que constitui-se, já fazem alguns anos, como um dos principais espaços de mobilização e debate da Economia Solidária brasileira e internacional. Seria um momento histórico, pois já havia a confirmação da presença de caravanas de empreendimentos, de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, de todo o Brasil, do MERCOSUL e de outras partes do mundo.

Infelizmente, para a surpresa de todos/as, a dois dias do inicio da Feira, o Ministério Público entrou com um pedido no judiciário para cancelá-la, recebendo uma resposta positiva, que impôs aos organizadores da Feira penalidades judiciais e financeiras se o evento ocorresse. Pelo fato de a decisão que impediu a realização da Feira ter sido tomada às vésperas do evento, muitas delegações não puderam ser avisadas e acabaram indo à Santa Maria.

Estas pessoas, que estiveram em Santa Maria , vieram de 15 estados brasileiros, representando Empreendimentos de Economia Solidária, Fóruns de Economia Solidária, entidades Parceiras, Movimentos Sociais e Gestores Públicos. Estes atores, frente a não realização da Feira, deram uma grande demonstração de força, realizando a MARCHA da ESPERANÇA, na qual reafirmaram a indignação nacional e internacional pelo cancelamento da Feira, que foi o único evento que teve sua realização proibida judicialmente na cidade, no estado e no Brasil.

Ainda como fruto desta mobilização e após diversas reuniões, os lutadores sociais ali presentes decidiram pela realização, em janeiro de 2010, do I Fórum Mundial da Economia Solidária e I FEIRA MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Esta decisão levou em consideração a realização do Fórum Social Mundial 10 Anos, que acontecerá no mesmo período em Porto Alegre e região metropolitana, o qual conta com a confirmação da presença de inúmeras delegações internacionais.

Nossa decisão sobre a realização do I Fórum Mundial de Economia Solidária foi informada em uma reunião realizada no dia 14 de julho em São Paulo , na sede da Ação Educativa, que reuniu o GT Internacional, o Comitê Gaúcho e Baihano do Fórum Social Mundial 2010, além de representantes do Acampamento Intercontinental de Juventude. A partir desta reunião, nosso evento entrou na agenda das comemorações dos 10 anos do FSM, ficando a programação da seguinte forma:

Datas Confirmadas

1. Acampamento Intercontinental de Juventude: 18 a 28 de janeiro – Novo Hamburgo/RS;

2. 22, 23 e 24 janeiro de 2010 – 1º Fórum Mundial de Economia Solidária e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária – Santa Maria/RS-Brasil;

3. 25 a 29 de janeiro – Fórum Social Mundial – Grande Porto Alegre/RS;

4. 29, 30 e 31 janeiro – Fórum Social Mundial – BA;

Desta forma, e a partir das decisões tomadas em Santa Maria , convidamos tod@s a participarem da primeira reunião de organização do I FÓRUM MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA e I FEIRA MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, que se realizará na seguinte data e local:

Data da reunião: 17 e 18 de Agosto de 2009

Credenciamento: Dia 17/08 às 08h30

Horários: 9h-18h

Local: INSTITUTO SÃO JOSÉ

End: Rua: Aron Fischmann s/ n – Parque Dom Antonio Reis

Cep: 97 001 970 – Santa Maria/RS – Brasil

Fone/ Fax: 55 3211 4141/ 3211 2125 / 55 – 8111-2139 (Sra. Alci)

E-mail: eventos@institutosaojose.com.br

Gostaríamos muito de contar com a participação da sua entidade/organização nesta reunião, que será um espaço de construção, partilha e fortalecimento da Economia Solidária do Brasil e do mundo. Será o espaço dos primeiros passos que nos levaram ao I FÓRUM MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA e I FEIRA MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Informamos ainda, que as despesas para transporte (terrestre/aéreo), hospedagem e alimentação serão por conta de cada participante/entidade. A diária completa no Instituo São José (hospedagem/café da manhã) será no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), para os dois dias R$ 100,00 (cem reais) por pessoa, e o valor do almoço será de 10,00 (dez reais).

Aguardamos a confirmação da sua participação até o dia 10 de agosto/2009, pelo correio eletrônico: projespcooesp@terra.com.br / projeto@esperancacooesperanca.org.br ou pelo telefones/fax: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219.

Abraços solidários,

Comissão de Organização:

Diocese de Santa Maria / Projeto Esperança/ Cooesperança

Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES

Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE

Cáritas Brasileira

Instituto Marista de Solidariedade – IMS

CECAP/Consultoria-SM