Fonte: Envido por Thiago de A. Figueira (arcthiago@yahoo.com.br)

Além de comercializar produtos de qualidade a preços baixos, a Cesta do Povo vai incrementar a renda de agricultores familiares. As lojas da rede vão vender itens como mel, biscoitos, doce de leite, rapadura, farinha de mandioca, vassoura de piaçava, cachaça e palmito de pupunha, produzidos pelas cooperativas da agricultura familiar.

A loja que possui uma seção dedicada a agricultura familiar foi inaugurada nesta quinta-feira (23) na cidade de Conceição de Feira, a 119 quilômetros de Salvador. “Essa foi uma proposta nova que implantamos na Cesta do Povo, comprar a produção de pequenos agricultores e comercializar nas lojas da rede. Assim incentivamos a agricultura familiar que é responsável por 60% dos alimentos consumidos no país e uma das principais atividades de quem mora no interior e antes não tinha onde vender”, disse o governador Jaques Wagner durante a cerimônia de inauguração da loja.

Segundo o Superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, esse é um caminho natural que os empreendimentos da agricultura familiar tem que percorrer: “a agricultura familiar produz com qualidade, o que surge com esse projeto é um novo canal de distribuição para esses produtos. Canal que possibilitará incremento da renda e, melhorias sociais para os agricultores familiares do Estado da Bahia. Além disso, o Governo da Bahia tem apoiado os empreendimentos para adequação de seus produtos às normas sanitárias e ambientais. O que, num futuro próximo possibilitará que novos empreendimentos forneçam à Cesta do Povo”.

O processo de inserção de produtos da agricultura familiar na Cesta do Povo será dividido em etapas. Nesta primeira, as dez lojas com maior giro possuirão gôndolas exlcusivas para oriundos da Agricultura Familiar. Para a etapa posterior, que terá inicio em seis meses, mais dez lojas serão envolvidas e, o mix de produtos ampliado.

A Rede Cesta do Povo possui 284 lojas no Estado da Bahia, 55 na capital e região metropolitana e está presente em 231 municipios baianos. Comercializa mais de 2.200 itens e realiza 22 milhões de operações de venda por ano.