Fonte: www.agazeta.net

A Central de Cooperativas e Empreendimentos da Economia Solidária do Brasil (Unisol) promoveu nesta no dia 22 de junho na Assembl;eia Legislativa do Acre (Aleac), o primeiro encontro com representantes de cooperativas e associações filiadas do Acre.

O encontro teve como objetivo debater as principais dificuldades encontradas pelos trabalhadores e fortalecer a economia solidária no Estado. O evento contou com a participação ainda de representantes do governo do Estado e da prefeitura.

De acordo com Arildo Mota Lopes, presidente da Unisol nacional, hoje mais de 22 ministérios têm a política voltada para economia solidária. Ele diz que enquanto a economia solidária for entendida como política pública e de desenvolvimento será possível avançar 50 anos em cinco. No Estado, pelo menos 30 empreendimentos são filiados à Unisol.

“Queremos trabalhar com estes empreendimentos, com parceiros como o Sebrae e Banco do Brasil. Para nós é um momento importante e o Acre tem saído na frente com a questão da economia solidária e como produzir com qualidade respeitando o ser humano e o meio ambiente. Esperamos aumentar a base aqui no Estado,” disse.

No encontro foram discutidos alguns eixos estratégicos para os próximos três anos, tais como: a questão do crédito solidário, a comercialização dos produtos, pensando no circuito curto, médio e longo, a formação e assistência técnica, gestão e a autogestão e, por fim, trabalhar as relações internacionais. A intenção é instalar em breve um escritório da Unisol no Estado.

Segundo Carlos Omar, representante da Unisol no Acre, a principal dificuldade apontada hoje pelos trabalhadores é comercializar seus produtos. Para ele, este encontro fortalecerá o trabalhador da economia solidária. “Um dos objetivos deste encontro é discutir como fazer para que os empreendimentos no Acre consigam se viabilizar na área de formação, produção e comercialização. A Unisol estando aqui é uma forma diferente de atuar, fazer com que os intercâmbios aconteçam,” considerou.

Entre os segmentos de produção no Estado, se destacam o artesanato, a produção de castanha, agricultura familiar, costura e outros.

O micro empreendedor Luis dos Santos que produz extrato de essências naturais, espera que a partir deste encontro seja possível aumentar as vendas e ainda comercializar seus produtos para fora do Estado. Ele conta que está no ramo há quatro anos, mas precisa de apoio financeiro para alavancar as vendas de seus produtos. “É preciso verba para que a produção aumente, assim como as vendas. Dessa forma, poderemos gerar emprego e renda para mais pessoas,” disse.

A Unisol Brasil tem hoje mais de 300 empreendimentos filiados, com mais 30 mil trabalhadores filiados na base. No ano passado os empreendimentos geraram mais R$ 1,3 bilhão. A Unisol está presente em 23 estados brasileiros e tem uma atuação no campo da formação técnica, assessorias jurídica e para a captação de recursos para financiamento dos empreendimentos.